Siga o OTD

Judô

Rainha das lives, Duda Vaz se sentiu na ‘Disney no Japão’

Promessa Duda Vaz ‘se apresenta’ em live do OTD e conta experiência de viajar com Rafa e Mayra ao berço do judô

Gaúcha Duda Vaz relemba ida com a seleção ao Japão (Instagram/dudavazr)

Uma das novas revelações do judô brasileiro e esperança do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, Duda Vaz, gaúcha de 19 anos, já possui bastante histórias para contar apesar da pouca idade.

+Jogos Olímpicos da Juventude de 2022 são adiados para 2026

Em 2018, viveu um dos anos mais incríveis de sua carreira. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude e foi embaixadora dos Jogos Escolares.

Os bons resultados lhe renderam um convite mais do que especial da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) para acompanhar a delegação da seleção brasileira que viajou para o país de origem da modalidade para um período de treinos e aclimatação.

“Foi a melhor experiência da minha vida. O sonho de toda a judoca é ir pro Japão, conhecer o berço do esporte. Quando surgiu a oportunidade, eu fiquei chocada. Foi impactante,” relembrou em live com o Olimpíada Todo o Dia na quarta (15).

Duda Vaz teve o prazer de viajar, aprender e treinar com os principais judocas do país, algo que a jovem descreve como único e fundamental para o seu desenvolvimento.

“Depois que eu descobri que ia com a equipe olímpica, eu fiquei em choque! Falei: ‘Meu Deus, eu vou viajar com a Mayra Aguiar, com a Rafaela Silva!’ Pra mim, elas são inspirações. Eu vejo elas como as poderosas! Tipo como as pessoas veem os famosos. Parecia que eu estava na Disney!”

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A grande inspiração

Apesar de ter um carinho e admiração por todos da seleção, Duda Vaz não esconde a preferência por Mayra Aguiar, sua maior referência no esporte, segundo ela.

Os pontos em comum com a campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica são muitos. Ambas são gaúchas, vivem e treinam em Porto Alegre e possuem estilos de luta semelhantes. Além disso, Duda subiu ao pódio dos Jogos Olímpicos da Juventudo na mesma categoria de Mayra, até 78 quilos. As duas até dividem treinos juntos, mesmo sendo de clubes diferentes e rivais.

“Antes da pandemia, a gente fazia intercâmbios de clubes semanais. E isso é muito motivador pra mim. E como a gente é parecida de tamanho, acabamos treinando juntas. Eu ajudo ela no treino de projeção. Apesar de estar ali só pra ajudá-la, eu fico muito lisonjeada. Eu ajudo a pessoa que me inspira. É muito Incrível!”

Em live com o OTD, a judoca gaúcha Duda Vaz relembrou a viagem com a seleção brasileira de judô ao Japão ao lado de Mayra Aguiar, sua referência no esporte
Duda Vaz tem Mayra Aguiar como referência no judô (Instagram/dudavazr)

Entrevistadora

Sem poder ir ao seu clube, o Grêmio Náutico União, por conta da pandemia, Duda Vaz tem treinado em casa. Durante a quarentena, a gaúcha descobriu um novo hobby: atuar como jornalista em lives nas horas vagas com pessoas do esporte. Desinibida, mostrou-se boa entrevistadora com importantes figuras do esporte olímpico brasileiro.

“Eu sou uma pessoa que gosta muito de falar. Aqui no Rio Grande do Sul, as pessoas falam que eu, desde pequena, sempre fui meio ‘espetaculosa’. E aí eu aproveitei esse momento das lives e falei: ‘vou fazer também!’. E aí eu fiz algumas e foi muito legal,” conta a judoca, que entrevistou atletas como Daniele Hypólito e Natália Gáudio.

Paris 2024

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, torcerá pela sua grande referência no judô em casa. Mas, daqui há quatro anos, na Olimpíada de Paris-2024, Duda Vaz deseja estar no tatame, na luta por uma medalha olímpica. A curto prazo, entretanto, o objetivo da gaúcha é outro.

“O meu sonho é participar de uma Olimpíada adulta. Mas antes, eu quero conquistar outras coisas. Uma medalha em campeonato mundial, que eu ainda não tenho, e quero ter a oportunidade de disputar os Jogos Pan-Americanos. Mas o meu objetivo é Paris-2024,” finalizou a gaúcha.

Assista a live completa do OTD com Duda Vaz abaixo

Mais em Judô