Siga o OTD

Ginástica Artística

Zanetti começa preparação para temporada pré-olímpica

Já mirando vaga olímpica, Zanetti se une, na segunda-feira (21), a outros ginastas para camping no Rio de Janeiro.

Foto: RicardoBufolin/CBG

2019 promete para Arthur Zanetti. Na próxima segunda-feira (21), o brasileiro começa seus trabalhos no primeiro camping de 2019 da seleção brasileira masculina de ginástica artística, onde fica até o final do mês. Isso porque, em fevereiro, o destino é a etapa da Copa do Mundo de Melbourne, na Austrália. O objetivo, neste ano, é a vaga do Brasil, por equipe, nos Jogos de Tóquio 2020. O espaço pode ser garantido no Mundial de Stuttgart, na Alemanha, em outubro.

“Melbourne é uma Copa do Mundo nova, que eu nunca fiz, e optei por competir lá para mostrar mesmo para o mundo que já estamos iniciando o ano, competindo e vamos estar forte em 2019, um ano bem importante”, afirmou Arthur. “Estou treinando elementos novos, mas não vou colocar nessas primeiras competições… talvez para o Pan seja possível.”

Com treinamentos entre as festividades de fim de ano, Zanetti também está focado nos Jogos Pan-Americanos, disputados em agosto, em Lima, no Peru.“A retomada foi rápida por causa do treinamento no Rio com a seleção e as duas competições que vou fazer neste início de 2019, uma nos Estados Unidos, de um clube de Houston, e outra na Austrália. Estamos fazendo preparação física, subindo nos aparelhos e fazendo elementos da série”, disse Arthur.

O Mundial de Stuttgart, na Alemanha, por sua vez, acontece entre 4 e 13 de outubro e será classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Lá, as oito primeiras equipes asseguram vagas. “É bom retomar bem no início do ano com a seleção toda, para ver como estão todos, tratar contusões. Neste ano, ninguém pode se machucar, tem de estar todo mundo bem, na sua melhor fase, para o Mundial. Mais uma vez vamos buscar fazer história na ginástica artística masculina com a qualificação da equipe toda. ”

O Brasil conseguiu ter uma equipe completa com a ginástica masculina pela primeira vez na história nos Jogos do Rio 2016. “O objetivo em todas as competições que tivermos por equipe é buscar o melhor resultado para nos prepararmos para o Mundial e conseguir essa vaga olímpica de novo”, reforçou Arthur. “Para o DTB Cup (EnBW DTB-Pokal Team Challenge 2019, de 15 a 17 de março), a equipe ainda não estará em sua melhor forma. Mas, no Pan, o time tem de estar bem alinhado, em provavelmente 90% da performance, para o Mundial que é no comecinho de outubro. Sai do Pan, faz um período de estabilidade no treino, e vai para o Mundial.”

Mais em Ginástica Artística