Siga o OTD

Futebol

Seleção feminina goleia Argentina em estreia de Pia Sundhage

Brasil faz 5 a 0 em torneio amistoso no Pacaembu, em São Paulo, em primeiro jogo comandado pela sueca

*No Estádio do Pacaembu, Marina Bufon e Giovana Duarte – O Brasil fez bonito na estreia da nova técnica Pia Sundhage! A Seleção feminina amassou a Argentina, atual vice-campeã do Pan-Americano de Lima, por 5 a 0 no Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino, no Pacaembu, na noite desta quinta-feira. Com o resultado, as brasileiras enfrentarão o Chile na grande decisão no próximo domingo.

Logo nos primeiros minutos foi possível ver uma grande mudança em relação àquela Seleção que disputou a Copa do Mundo da França, em junho deste ano. Três gols foram feitos ainda na primeira etapa, por Ludmilla, Formiga e Debinha, com um show de dribles e finalizações corretas, sendo que o gol de Bárbara foi ameaçado apenas uma vez.

Na etapa complementar, apesar de ter diminuído a intensidade, a Seleção marcou com Érika de cabeça após cobrança de escanteio e Juncos, da Argentina, fez contra e fechou a conta para o Brasil.

Antes do duelo, as jogadoras foram recebidas pela torcida presente de 13.180 (11.962 pagantes) pessoas com aplausos, gritos e saudações à nova técnica, que distribui acenos e muita simpatia à arquibancada, bastante participativa do início ao fim.

A Seleção já entrou em campo sabendo que iria enfrentar o Chile na grande final. Mais cedo, às 19h, as chilenas venceram a Costa Rica por 1 a 0 e, portanto, as equipes fazem a grande decisão às 13h (de Brasília) de domingo, no Pacaembu. A disputa do terceiro lugar acontece às 10h30.

Essa é a nona edição do torneio, sendo que o Brasil venceu em oito oportunidades – o Canadá foi o ganhador em 2010. Além disso, já fazia mais de dois anos desde a última aparição da Seleção feminina em solo brasileiro: a última vez aconteceu em abril de 2017, em Manaus, quando as meninas golearam a Bolívia por 6 a 0 em amistoso.

Mauro Horita/CBF

O jogo

A primeira escalação do Brasil feita por Pia foi: Bárbara; Letícia, Kathellen, Érika, Tamires; Formiga, Luana; Debinha, Andressa Alves; Ludmilla e Bia Zaneratto.

A partida começou quente para as brasileiras. A primeira grande chance do jogo veio logo com um minuto pelo lado esquerdo com Tamires, mas a zaga afastou. Na sequência, chute de longe de Bia que quase entrou após furo das argentinas.

O duelo deu uma esfriada, mas sempre com as brasileiras propondo o jogo e tentando maior toque de bola e aproximações. Aos 12, em jogada ensaiada de falta, Luana avançou com a bola e chutou de longe, para defesa da goleira. Logo em seguida, Erika subiu bem no escanteio e quase abriu o marcador no Pacaembu, assim como Ludmilla, que fez jogada pelo lado direito e viu a zaga argentina se embananar para afastar a bola.

A resposta veio aos 16, em grande defesa de Bárbara após conclusão de Yamila Rodríguez, porém, foi Ludmilla quem abriu o marcador depois de uma grande jogada de Bia Zaneratto e mesmo com o tento marcado a Seleção continuou indo para cima, com a bola raspando na trave em bela jogada entre Érika e Beatriz.

E um estava muito pouco para quem tanto produzia em campo. Aos 34, Andressa Alves deu o cruzamento perfeito para a experiente Formiga completar para o fundo das redes, meio de cobertura, ampliando a vantagem. Após o reinício da partida, as argentinas mal respiraram e Debinha fez o terceiro após cruzamento de Tamires. Ainda teve um gol anulado por falta e duas grandes oportunidades desperdiçadas.

O segundo tempo foi bastante diferente. Sem Formiga e Bia por opção técnica, a Seleção voltou com mais de cautela, ainda que tenha feito algumas investidas no início, enquanto as argentinas tentavam ensaiar algumas jogadas.  O desânimo das hermanas, porém, chegou aos 13 minutos: após cobrança de escanteio, a zagueira Érika subiu mais alto e ampliou a vantagem para 4 a 0.

O jogo, então, ficou bastante morno. Já no final do duelo, aos 38 minutos, Juncos cabeceou contra o próprio gol após cobrança de falta brasileira e fechou a conta da goleada. 5 a 0 na estreia de Pia Sundhage no comando da Seleção Brasileira feminina.

Mais em Futebol