Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão e Athos Schwantes levam o ouro no Brasileiro

Primeiro dia de competição no torneio nacional conheceu os campeões do florete feminino e da espada masculina

No primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro de Esgrima, nesta sexta-feira (28), em Porto Alegre, foram conhecidos os primeiros campeões da edição de 2018. No florete feminino, Ana Beatriz Bulcão conquistou a medalha de ouro, já na espada masculina o campeão foi Athos Schwantes.

Uma das favoritas no florete feminino, Ana Beatriz Bulcão teve um dia perfeito no Brasileiro de Esgrima. Na fase de grupos, Bia, como é conhecida, conseguiu terminar com seis vitórias em seis combates realizados. Pelo resultado na fase de grupos, acabou tendo folga na segunda rodada da competição. Nas oitavas, Bulcão superou Fernanda Mansur, por 15 a 4, se garantindo nas quartas de final.

Na busca por uma das vagas na semifinal, Ana Beatriz superou  Daphne Becker, por 15 a 7, se garantindo entre as quatro melhores da competição. No combate seguinte, Bia enfrentou Giovana Bonetti e venceu por 15 a 4, se credenciando para a decisão. Nele, a oponente foi Gabriela Cechini e a vitória veio por 15 a 7, ficando com o título nacional. Giovana Bonetti e Mariana Pistoia completaram o pódio ficando com as medalhas de bronze.

Na espada masculina, Athos Schwantes também conseguiu um dia perfeito. Depois de terminar a fase de grupos sem nenhuma derrota em seis combates, o atleta teve uma folga na série mata mata e entrou direto na segunda rodada. Nela, Athos enfrentou Felipe Costa e a vitória veio por 15 a 5. Nas oitavas foi a vez de ter como adversário foi Guilherme Garcia e o triunfo foi mais tranquilo, por 15 a 2.

Nas quartas de final, Athos enfrentou Maurício Lucio. No combate com um pouco mais de equilíbrio, a vitória veio por 15 a 9, colocando o atleta na semifinal. Em um dos confrontos mais equilibrados do dia, Schwantes conseguiu vencer por 15 a 13, se garantindo na decisão. Na decisão do Brasileiro de Esgrima, o atleta enfrentou Nicolas Ferreira e o título ficou com Athos após vencer por 15 a 11.

Mais em Esgrima