Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Golfe ficou 112 anos fora dos Jogos até voltar na Rio-2016

Golfe, rúgbi, tênis e tiro com arco são os esportes que mais tempo ficaram fora do programa oficial de competições dos Jogos Olímpicos

Depois de ser disputado em 1900 e 1904, o golfe só voltou aos Jogos Olímpicos em 2016

Quatro esportes, que fizeram parte dos primeiros passos dos Jogos Olímpicos, não conseguiram se firmar logo de cara no programa oficial da competição e só voltaram a ser disputados muitos anos depois. O recorde de tempo fora de uma Olimpíada pertence ao golfe, que ficou mais de um século afastado, mas rúgbi, tênis e tiro com arco também amargaram décadas longe do maior evento esportivo do planeta.

Golfe – 112 anos fora

Adilson da Silva
Golfe voltou a ser disputado nos Jogos Olímpicos Rio-2016 (Wander Roberto/Exemplus/COB)

O golfe estreou nos Jogos Olímpicos logo em sua segunda edição, em Paris-1900, mas só permaneceu no programa até Saint Louis-1904. Depois dos dois eventos, o esporte ficou muito tempo fora e só foi voltar a ser disputado nos Jogos Olímpicos na Rio-2016. Em Tóquio-2020, a modalidade estará de volta para ser disputada pela quarta vez em uma Olimpíada.

Rúgbi – 92 anos fora

seleção brasileira de rugby feminino Yaras na etapa de Sydney do World Rugby Sevens Series
A modalidade sevens foi a que trouxe o rúgbi de volta aos Jogos Olímpicos (@worldrugby7s)

O rúgbi em sua modalidade mais tradicional, aquela que é disputada por duas equipes de 15 jogadores, foi disputado em quatro edições de Jogos Olímpicos: Paris-1900 com a França conquistando a medalha de ouro; Londres-1908, que sagrou a Australásia, equipe combinada com atletas da Austrália e da Nova Zelândia, como campeã; Antuérpia-1920 e Paris-1924, ambas vencidas pelos Estados Unidos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Depois disso, foram 92 anos de espera até que o esporte voltasse ao programa dos Jogos Olímpicos. Mas, na Rio-2016, a disputa aconteceu em outra versão da modalidade: o rúgbi sevens, em que cada time conta com sete jogadores. Na primeira edição olímpica, Fiji foi campeão no masculino, enquanto a Austrália levou o ouro no feminino.

Tênis – 64 anos fora

Roger Federer - WTA - ATP - Tênis
Depois de longo período de ausência, tênis passou a contar com as estrelas do esporte nos Jogos Olímpicos (Divulgação/Hopman Cup)

O tênis foi um dos nove esportes escolhidos para fazer parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna em Atenas-1896. Apesar disso, a modalidade não durou muito tempo como olímpica. Por conta do profissionalismo existente entre os jogadores que disputavam o circuito mundial, os organizadores decidiram afastar o tênis da programação.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

A volta só aconteceu em Seul-1988, 64 anos depois, apesar do tênis ter feito parte como esporte de exibição (modalidade que não contava para o quadro de medalhas) na Cidade do México-1968 e em Los Angeles-1984.

Tiro com arco – 52 anos fora

Marcus D'Almeida, do tiro com arco, em ação na Rio-2016
Tiro com arco ficou 52 anos fora do programa olímpico (Reprodução/archery.org)

Apesar de ter ficado de fora da primeira edição das Olimpíadas da era moderna, o tiro com arco foi incluído em Paris-1900, Saint Louis-1904 e Londres-1908. Em Estocolmo-1912, o esporte voltou a ser excluído, mas retornou em Antuérpia-1920.

Depois disso, o tiro com arco acumulou mais de cinco décadas afastado dos Jogos Olímpicos e só foi voltar em Munique-1972. De lá par cá, tem marcado presença entre os esportes que fazem parte da programação de todas as Olimpíadas que foram disputadas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas