Siga o OTD

Ciclismo BMX

Renato Rezende e Paola Reis caem nas quartas na Argentina

A sétima etapa da Copa do Mundo de BMX, disputada em Santiago del Estero, na Argentina, abriu o ranking olímpico, que vai definir os atletas classificados para os Jogos de Tóquio 2020. Os brasileiros de melhor desempenho foram Renato Rezende, no masculino, e Paola Reis, no feminino, que chegaram até as quartas de final. Bruno Cogo foi eliminado na segunda fase, enquanto Priscila Stevaux caiu na repescagem. Anderson Ezequiel, o Andinho, medalha de bronze no último Mundial, desfalcou a equipe nacional por causa de uma fratura no braço, sofrida em prova disputada nos Estados Unidos.

Representante do Brasil nas Olimpíada de 2012 e 2016, Renato Rezende não competiu com 100% de suas condições físicas. Por conta da recuperação na lesão na coxa causada por uma queda na final do Campeonato Pan-Americano, o brasileiro ficou muito tempo sem treinar e não pôde competir em sua melhor forma. Ainda assim conseguiu passar por três fases antes de ser eliminado.

Na primeira fase, Renato Rezende marcou 31s933 e ficou em segundo lugar em sua bateria, atrás apenas do francês Joris Daudet, que venceu com 31s788. Já Bruno Cogo marcou 33s686, ficou apenas em sexto lugar em sua bateria e foi para a repescagem, fase em que conseguiu vencer sua corrida com 32s511 e se manter vivo na disputa.

Mas, na segunda fase, Bruno Cogo acabou eliminado ao marcar 32s678 e ficar em quinto lugar na nona bateria da etapa. Como apenas os quatro primeiros avançavam, ele ficou de fora da competição. Já Renato Rezende se classificou para as oitavas de final ao marcar 32s004, ficando em terceiro lugar em sua corrida, atrás do argentino Ezequiel Torres (31s253) e do britânico Kyle Evans (31s928).

Nas quartas-de-final, Renato Rezende sentiu o peso de não estar em sua melhor forma e acabou marcando 32s416 e ficou em sexto lugar na bateria. Foi seu pior tempo no dia. Se tivesse repetido a melhor marca, obtida na primeira fase, teria avançado à semifinal.

Feminino

Entre as mulheres, o principal nome do país, Priscila Stevaux, que representou o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro, teve um dia para esquecer. Logo na primeira fase, ela sofreu uma queda, ficou em último lugar em sua bateria e foi para a repescagem, onde encontrou a compatriota Paola Reis, que terminou em quinto lugar em sua corrida ao marcar 36s987.

As duas brasileiras disputaram a mesma bateria da repescagem e chegaram praticamente juntas. A definição de quem ficou na frente foi no photo finish, que definiu Paola Reis em segundo lugar com 36s180 e Priscila Stevaux em terceiro com 36s199. Ou seja, Priscila acabou eliminada por apenas 19 milésimos, já que apenas as duas primeiras avançavam para as quartas de final.

Na briga por uma vaga na semifinal, no entanto, Paola Reis fez seu pior tempo e acabou na última colocação de sua bateria com 38s015.

Campeões

As medalhas de ouro da sétima etapa da Copa do Mundo de BMX ficaram para a holandesa Laura Smulders e para o americano Corben Sharrah. Smulders venceu no feminino com 33s962, deixando para trás Alise Willoughby, que ficou com a prata, e Sarah Walker, da Nova Zelância, que garantiu o bronze. No masculino, Sarrah ficou apenas 14 centésimos a frente do argentino Gonzalo Molina, que terminou na segunda colocação. Jared Garcia, também dos Estados Unidos foi o terceiro.

Oitava Etapa

A oitava etapa da Copa do Mundo de BMX será disputada neste domingo, outra vez em Santiago del Estero. Mais uma vez, Renato Rezende, Bruno Cogo, Priscila Stevaux e Paola Reis serão os representantes brasileiros.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo BMX