Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Costa do Descobrimento receberá 8ª edição da Brasil Ride

Foto: Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride

A oitava edição da Brasil Ride reunirá grandes nomes do mountain bike mundial entre os dias 15 e 21 de outubro na Costa do Descobrimento, na Bahia. O evento é a principal ultramaratona da modalidade nas Américas. Serão 500 participantes na Brasil Ride e mais de 1,5 mil atletas no total.

A prova será dividida em sete etapas, com corridas entre Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga. Segundo Mario Roma, fundador da competição, o evento é o maior do continente americano.

“A Brasil Ride é a maior prova por etapas de MTB com serviço completo do continente americano. Desde o seu início, os ciclistas só precisam cuidar dos seus corpos e focar na disputa. Todo o resto é feito pela organização. Nutrição para a prova, água, bebidas isotônicas e carboidratos são disponibilizados em pontos de hidratação, durante todo o percurso. Temos estafes que contemplam a equipe médica treinada, no percurso da prova, e um hospital móvel em uma carreta totalmente equipada, em operação nas Vilas Brasil Ride”, explicou.

Os ciclistas pedalarão cerca de 600km com altimetria de cerca de 13 mil metros. Disputada sempre em equipes, a prova terá as categorias feminino, mista, open, master (até 40 anos), grand master (até 50 anos), nelore (até 90kg) e corporativa (três integrantes). Além das sete categorias, há duas jerseys especiais – american men e american ladies. As jerseys dependem apenas de o competidor ter passaporte válido de um país do continente americano.

Maratona dos Descobrimentos

A Maratona dos Descobrimentos acontecerá no dia 21 de outubro, em Arraial D’Ajuda. A prova é parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

“Para quem se inscrever para a Maratona dos Descobrimentos, já pode ir se preparando para uma programação especial no fim de semana, daquelas de dar inveja. Como o evento é na manhã de sábado, o ideal é chegar um dia antes. Então, assistir a sexta etapa da Brasil Ride, um XC (cross country) emocionante nas trilhas de Arraial D’Ajuda, já é um belo começo. No dia seguinte, a oportunidade de pedalar ao lado dessas feras, os melhores mountain bikers do mundo, é algo que não tem preço. Por fim, no domingo, curtir uma praia com a família é a dica irrecusável que nós da Brasil Ride damos aos participantes”, concluiu Roma.

Brasil Ride

A oitava edição da Brasil Ride será transmitida ao vivo na fanpage oficial do evento no Facebook. A equipe de mídia da ultramaratona transmitirá largadas, chegadas e cerimônias de premiação. A competição foi eleita seis vezes a melhor disputa de mountain bike do país pelo prêmio Guidão de Ouro.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo Mountain Bike