Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Equipe de caiaque feminino começa treinos em Cascavel

Após dois meses de espera, seis atletas puderam colocar os barcos na água na cidade paranaense, que vai receber o grupo sob comando de Beatriz Vergutz

Equipe permamente caiaque feminino treinos Cascavel
(divulgação/CBCa)

Após dois meses de espera, a equipe permanente do caiaque feminino da canoagem velocidade pode começar os treinos em Cascavel, no Paraná. Ao todo são seis atletas remando, dentro de critérios de segurança sanitária.

A equipe permanente, ou oficialmente Equipe Nacional Permanente (ENP) de caiaque feminino, conta com as atletas Gabriella dos Santos Machado, Bruna de Abreu Libório, Giovanna Vitória Gomes da Luz, Aghata Justino Carvalho, Luana Kamiya Marinho e Maria Eduarda Bertoncello Mufato.

A raia foi montada no Lago Municipal da cidade, que também será usada pelo Clube de Regatas de Cascavel. O CRC Cascavel já revelou talentos esportivos como Ana Paula Vergutz e Vagner Souta. Os treinos ainda não haviam começado por causa da pandemia de Covid-19.

Vergutz no comando

O comando será de Beatriz Vergutz, com 20 anos de experiência no esporte, sendo 10 deles no treinamento.

“É uma grande oportunidade acompanhada de muita responsabilidade e de muito trabalho. São muitos os desafios, principalmente o de retomar a base do o caiaque feminino em um projeto que tem como objetivos resultados de médio e longo prazo. Qualidade técnica, seriedade, dedicação, aprendizado constante e comprometimento com o desenvolvimento da modalidade são valores norteadores do meu trabalho”, comenta Beatriz Vergutz.

Parcerias

O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Cascavel e a CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) tendo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como parceiro na implantação.

+ Cowboy sonha com medalha após histórico de dificuldades

De acordo com Alvaro Kolowski, supervisor da canoagem velocidade, as ENPs são fundamentais para o desenvolvimento do futuro e já mostrou eficiência na Rio-2016 e também com o desempenho nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015.

Além de Cascavel, a Canoagem Velocidade mantém a ENP de Lagoa Santa, em Minas, desde 2015 com canoa masculina; em Capitólio, também Minas, para a canoa feminina; e a ENP de Atibaia, em São Paulo, com caiaque masculino. Há a intenção de criar mais três bases.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Nosso foco é fortalecer as bases, precisamos estar preparados para a renovação nos próximos ciclos olímpicos, as Equipes Nacionais Permanentes estão recebendo toda a estrutura para darmos as melhores condições para os nossos atletas, os resultados vamos ver em breve, é uma nova fase no nosso esporte”, fala João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Mais em Canoagem Velocidade