Siga o OTD

Pan 2019

Ao vivo: acompanhe ao vivo canoagem de velocidade

Isaquias Queiroz já ganhou ouro e Vagner Souta bronze. Brasil está em mais três finais ainda hoje! Acompanhe!

Alexandre Loureiro/COB

Acompanhe ao vivo Isaquias Queiroz e cia na canoagem de velocidade dos Jogos Pan-Americanos

A canoagem de velocidade dos Jogos Pan-Americanos acontece entre os dias 27 e 30 de julho. O Brasil compete com Isaquias Queiroz, Erlon Souza, Ana Paula Vergutz, Andrea de Oliveira, Angela Aparecida, Valdenice Nascimento, Edson Silva, Patrick Elieser, Pedro Henrique da Costa e Vagner Souta. Acompanhe ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia todos os quatro dias de competição.

+ CONFIRA O CALENDÁRIO DAS PROVAS

As provas de canoagem velocidade dos Jogos Pan-Americanos serão realizadas na cidade de Huacho, a aproximadamente 160km de a capital peruana.

Em 2015, a canoagem de velocidade brasileira chegava aos Jogos Pan-americanos de Toronto ainda não tão conhecida e querendo mostrar que o trabalho iniciado pelo espanhol Jesús Morlán, dois anos antes, mudara a modalidade de patamar no continente. O objetivo foi cumprido e, naquela edição, o Brasil voltou de Toronto como a terceira maior força das Américas, atrás somente de Cuba e Canadá: 2 ouros, 3 pratas e 4 bronzes em 13 provas. Além disso, o país inteiro passou a conhecer dois atletas em especial: os baianos Erlon Souza e Isaquias Queiroz, que se tornariam medalhistas olímpicos no ano seguinte.

“O reconhecimento vem de acordo com o seu trabalho. De 2015 para cá, o nosso time cresceu bastante no esporte brasileiro e mundial. Ganhamos medalhas em Copas do Mundo, Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. Isso mostra o quanto o trabalho do Morlán foi bem feito e o quanto estamos nos dedicando. Agora é seguir assim, focado para o Pan e Tóquio 2020”, diz Isaquias, campeão pan-americano em 2015 no C1 200m e no C1 1.000m, além de prata no C2 1.000m.

Paralelamente ao trabalho realizado por Morlán com Isaquias e Erlon, um jovem treinador também apresentava suas credenciais no Paraná: Lauro Souza Júnior, mais conhecido como Pinda. Atualmente morando em Lagoa Santa com a dupla do C2 1.000m, o profissional ajudou a formar a principal canoísta brasileira na atualidade: Ana Paula Vergutz, bronze em Toronto no K1 500m, que estará presente em Lima 2019 disputando a sua especialidade e também o K1 200m.

“Chego bem fisicamente, confiando no trabalho que foi realizado. Retornei a Cascavel em 2017, seguindo os treinamentos Lauro e, desde então, os resultados foram bastante satisfatórios, como o ouro nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018 (K1 500m). Não será fácil em Lima, mas me esforcei ao máximo e estou confiante em fazer uma grande competição”.

Além de Isaquias, Erlon e Ana Paula, a equipe brasileira é formada por: Andrea de Oliveira, Angela Aparecida e Valdenice Nascimento, no feminino; Edson Silva, Patrick Elieser, Pedro Henrique da Costa e Vagner Souta, no masculino. As provas de canoagem velocidade serão realizadas na cidade de Huacho, a aproximadamente 160km da capital peruana, entre os dias 27 e 30 de julho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019