Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Etapa carioca do Circuito Nacional definirá Seleção para a Copa

Etapa carioca do Circuito Nacional definirá Seleção para a Copa
Divulgação

Etapa carioca do Circuito Nacional Pro definirá convocação da Seleção Masculina para a Copa do Mundo.

A primeira etapa do Circuito Nacional Pro de Basquete 3×3 vale bem mais do que a abertura do calendário oficial da modalidade. Os jogos disputados no Rio de Janeiro, de 23 a 25 de março, no Via Parque Shopping, serão observados por um olhar atento e especial do técnico das Seleções Brasileiras de 3×3, Douglas Lorite. Ele convocará a equipe masculina ainda em março para a disputa da Copa do Mundo, nas Filipinas, em junho. A competição marca a volta da Seleção aos torneios oficiais da FIBA após a suspensão imposta pela entidade à Confederação Brasileira.

Serão convocados oito atletas para o período de treinos no mês de abril. Em maio o técnico definirá os quatro que vão integrar a Seleção. “Já venho acompanhando os torneios regionais e a abertura do Circuito será uma importante avaliação final. O critério da convocação é chamar os melhores dentro de suas posições. Quero uma Seleção que seja integrada, menos individualista e mais coletiva. O jogo individual cansa mais, então quem se adapta melhor ao coletivo consegue render melhor. No 3×3 a parte física é muito intensa”, explica Douglas Lorite.

Além da Copa do Mundo nas Filipinas, o calendário internacional masculino de 2018 ainda prevê os Jogos da Juventude, na Argentina, em outubro, e a Copa América, em Las Vegas, no final do ano. A classificação das equipes para os Jogos Olímpicos da Juventude ainda não está definida. A FIBA anunciará no dia 1º de abril, tanto no masculino quanto no feminino. A Copa América também ainda não tem a definição dos países participantes.

O basquete 3×3 feminino repete a situação da modalidade tradicional em relação ao masculino. “Hoje vemos o masculino um pouco à frente do feminino. O masculino já está mais rodado e mais próximo ao nível mundial. Vem evoluindo fisicamente e tecnicamente e fizemos recentemente bons jogos contra equipes da Sérvia, hoje a mais forte do mundo, e Estados Unidos. O feminino precisa de mais times fortes e competições internacionais para aumentar o intercâmbio e o nível do nosso basquete”, explica Lorite.

Com cinco etapas classificatórias e uma final, o Circuito Nacional Pro de Basquete 3×3 se estenderá até setembro, passando por várias cidades do país, e reunirá equipes masculinas e femininas nas categorias adulto e sub-18. A etapa de abertura será realizada no Rio de Janeiro, no Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, de 21 a 25 de março, sendo os dois primeiros dias destinados a clínicas para ONGs e escolas. O campeão masculino do Circuito conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour, nos dias 22 e 23 de setembro.

O Basquete 3×3 é parte do projeto Olímpico da CBB para os Jogos de Tóquio 2020, quando a modalidade fará sua estreia em Olimpíada. O Brasil ocupa hoje a quinta posição do ranking masculino da FIBA e a 22ª no feminino.

Confira a programação da etapa de abertura do Circuito Nacional Pro de Basquete 3×3:

21/03 – Torneios (ONGs, escolas), Ativações e Entretenimento – Das 15h às 18h
22/03 – Torneios (ONGs, escolas), Ativações e Entretenimento – Das 15h às 18h
23/03 – Torneio Sub-18 – Das 12h às 19h30
24/03 – Fase de Classificação Torneio Adulto (masc e fem) – Das 13h às 19h
25/03 – Quartas-de-final, semifinais e final do Torneio Adulto (masc e fem) – Das 10h às 12h30

Mais em Basquete 3 x 3