Siga o OTD

Basquete

Bauru estreia nesta terça pela Liga Sul-Americana

Time bauruense estreia contra o Quimsa, da Argentina. O Grupo C tem ainda o Minas Tênis Clube e Fast Break del Valle, da Colômbia

Victor Lira/Bauru Basket

A Liga Sul-Americana já começou para o Sendi/Bauru Basket. Com um calendário apertado, o Dragão viajou um dia após estrear no NBB 11, no último sábado, contra Pinheiros (onde foi superado por 92 a 81, em São Paulo), e já se encontra em Cali, na Colômbia, local em que terá três dias de disputa nesta primeira fase da competição. O Dragão faz sua estreia amanhã, às 20h30 (horário de Brasília) contra o time do Quimsa, da Argentina, no Coliseo Evangelista Mora.

A cidade colombiana (cerca de 460km da capital Bogotá) será a sede para o Grupo C. Além do Bauru e Quimsa, a chave conta com o Minas Tênis Clube, também do Brasil, e Fast Break del Valle, da Colômbia.

Os outros duelos serão na terça (17) contra o Minas, também às 20h30 e no último dia de competição (18), contra o Fast Break del Valle, porém, às 22h45.

Já estão na segunda fase os times de Franca (Brasil) e Instituto Atlético Central Córdoba (Argentina), que foram os dois melhores do Grupo A, e também o Olympia (Paraguai) que conquistou a única vaga destinada ao segundo grupo (B).

DISPUTA DIRETA
Para esta primeira partida, o técnico Demétrius Ferracciú avalia que é importante a vitória para fortalecer a equipe. “Nós sabemos como é difícil chegar até um campeonato internacional e como é difícil disputá-lo. A qualidade das equipes é alta e estamos em um grupo bem equilibrado. O jogo contra o Quimsa já é decisivo porque será um adversário direto pela classificação do grupo. Eles possuem uma equipe tradicional, trabalham bem o conjunto e, com certeza, vai ser um grande jogo. Nosso desafio maior será manter a equipe consistente durante a partida e vencer esse confronto contra um concorrente direta logo na primeira rodada”, expõe Demétrius.

OBJETIVO ALTO
O ala Enzo Ruiz vê essa partida de estreia algo muito importante para o time. “Nossos objetivos são bem altos nesse torneio. Temos que deixar para trás os jogos ruins que fizemos e elevar o nosso nível. Quimsa é uma equipe importante e tradicional na Liga Argentina. É fundamental  nos concentrarmos na nossa defesa e começarmos o jogo de uma forma mais dura. Temos muitas armas ofensivas, mas a defesa é algo que temos que melhorar individual e coletivamente. Estamos motivados e sabendo que um resultado positivo amanhã só depende de nós”, opina o argentino.

JEFFERSON
Ausente de quadra na partida de estreia do NBB 11, o ala/pivô Jefferson William volta a reforçar o Sendi/Bauru Basket na disputa de amanhã. Isso porque o atleta cumpre uma suspensão imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) após uma confusão na partida contra o Botafogo no NBB 10 – quando ainda atuava pelo Sesi Franca. A punição é válida apenas para o torneio nacional e, por isso, o camisa 11 cumprirá seu último gancho contra o Vasco, no dia 23 de outubro, pela segunda rodada do NBB.

SISTEMA DE DISPUTA
As equipes participantes se dividem em quatro grupos de quatro times. Em cada um, dois melhores se classificam para a semifinal com a exceção do Grupo B, onde apenas o melhor colocado conquista a classificação. Na semifinal, os classificados se dividem em dois grupos de quatro times e também disputam no ‘formato todos contra todos’ durante três dias. Os primeiros colocados de cada chave avançam e se enfrentam na última fase. Na final, todos se duelam em uma série melhor de três partidas, de onde sairá o campeão da Sul-Americana 2018.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Basquete