Siga o OTD

Basquete

Basquete Cearense faz valer o fator casa e supera Paulistano

Superior em grande parte do confronto, Basquete Cearense faz valer o fator casa, vence Paulistano, por 72 a 67, e sai na frente na série quartas de final do NBB

O Basquete Cearense largou na frente na série de quartas de final do NBB 17/18 contra o Paulistano. Diante de um Ginásio Paulo Sarasate completamente lotado, o time nordestino fez valer o fator casa e venceu o duelo realizado nesta terça-feira (16/04), por 72 a 67.

Um dos heróis da classificação nas oitavas, Sualisson voltou a brilhar nesta terça. Com 18 pontos, o ala/pivô foi o cestinha da equipe e ainda somou seis rebotes e três assistências. No último quarto, o jogador foi responsável por marcar os oito primeiros pontos do Basquete Cearense.

Além de Sualisson, o time nordestino teve outros três jogadores com dígitos duplos na pontuação. Paulinho deixou a quadra com 14 pontos, Felipe marcou 12 e Betinho contribuiu com dez. Outros destaques da equipe foram Davi (oito pontos, seis rebotes, quatro bolas recuperadas e três assistências), e Leozão, que somou 11 rebotes.

O grande trunfo da vitória cearense foi o trabalho defensivo e a equipe limitou o Paulistano a sua segunda pior pontuação na temporada. Com muita energia, o time do técnico Alberto Bial forçou os rivais a apenas oito bolas de 3 convertidas em 44 tentativas.

O Basquete Cearense se firmou na liderança logo no primeiro quarto e segurou a ponta do placar até o fim. Ainda no terceiro período, a equipe colocou a diferença em dígitos duplos e ganhou uma “folga”. No começo do último quarto, a equipe chegou a abrir 12 pontos (59 a 47), sua maior vantagem na partida.

Com uma rápida sequência de 17 a 7, o Paulistano cortou a diferença no placar para dois pontos na reta final da partida (66 a 64). Só que depois disso, a equipe nordestina segurou o jogo nos lances livres e confirmou a vitória.

Com 7.220 presentes, o Ginásio Paulo Sarasate foi palco de uma linda festa mais uma vez. O público é o segundo maior da temporada, atrás apenas da marca conquista pela equipe no Jogo 4 das oitavas, e também é o segundo maior de toda a história do NBB nas quartas de final, também atrás de uma marca conquistada pelo time de Fortaleza.

Do lado do time paulista, o grande destaque individual ficou por conta de Lucas Dias. Vindo do banco de reservas, o camisa 9 foi o cestinha da equipe, com 19 pontos (8/12 nos arremessos de quadra) e ainda pegou oito rebotes para totalizar 25 de eficiência.

Os dois próximos jogos da série serão disputados no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo. A segunda partida acontece na próxima sexta-feira, às 19 horas. Dois dias depois, no domingo, as equipes voltam a se enfrentar, às 11 horas, com transmissão ao vivo via Facebook.

O Basquete Cearense iniciou o jogo com a mão quente nas bolas de 3 pontos. Com quatro acertos em seis tentativas, o time da casa teve grande produção ofensiva e fechou o primeiro quarto com cinco pontos de frente (20 a 15). Do outro lado, a equipe paulista teve apenas dois acertos em 14 tentativas.

No segundo quarto, as bolas de 3 dos cearenses pararam de cair, mas a equipe contou com grande participação de Sualisson para manter a liderança. Com oito pontos e quatro rebotes, o camisa 14 viveu grande momento na partida e, após empate de 15 a 15 na parcial os donos da casa chegaram ao intervalo com os mesmos cinco pontos de vantagem (35 a 30).

As bolas de tornaram a fazer a diferença para o Basquete Cearense no terceiro quarto. Com 4/5 nos arremessos longos, a equipe teve boa produção ofensiva na parcial e colocou a diferença em dígitos duplos pela primeira vez. Ao final do período, a vantagem cearense era de oito pontos (53 a 45).

No início do quarto período, o camisa 14 brilhou. Com oito pontos seguidos (duas bolas de 3 e uma enterrada), Sualisson levou a torcida cearense ao delírio e colocou a diferença a favor de sua equipe em 12 pontos.

Nos minutos finais da partida, o camisa 9 do Basquete Cearense torceu o joelho direito em tentativa de infiltração e saiu de quadra carregado. O jogador passará por exames nos próximos dias para saber a gravidade da lesão.

AGENDA DO DIA

mar 19 00:00 NBA Phoenix Suns 101 Chicago Bulls 116 mar 19 00:00 Challenger de Zhangjiagang Guilherme Clezar (BRA) 2 Harri Heliovaara (FIN) 0 mar 19 02:00 Cape Epic Estágio 2 mar 19 08:00 ITF de Tabarka Karolayne Rosa (BRA)/Ani Vangelova (BUL) 2 Heydi Doldan (PAR)/Susan Doldan (PAR) 0 mar 19 08:30 ITF de Sharm El Sheikh Jennifer Dourado (BRA)/Yanni Liu (CHN) 0 Denisa Hindova (TCH)/Martina Pradova (TCH) 2 mar 19 09:00 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Feminino Brasil 2 Paraguai 0 mar 19 10:00 ITF de Curitiba Paula Gonçalves (BRA) 2 Luísa Stefani (BRA) 0 mar 19 10:40 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Masculino Chile 0 Brasil 2 mar 19 11:00 Jogos Sul-Americanos de Praia - Vela Ricardo Bittencout (Laser), Gabriella Kidd (Laser Radial), Amanda Sé/Martin Lowi (Snipe), Brenno Francioli (RSX masculino), Larissa Schenker (RSX feminino) mar 19 12:00 Etapa de Acapulco da Copa do Mundo de tiro esportivo Fossa Olímpica masculina – Dia 2 Fernando Mello, Roberto Schmits, Sérgio Barbosa mar 19 12:00 ITF de Sharm El Sheikh Nadja Gilchristi (EUA)/Louise Kwong (CAN) 2 Vaideh Chaudhari (IND)/Julia Konish (BRA) 0 mar 19 12:00 ITF de Curitiba Carolina Meligeni (BRA) 2 Lea Boskovic (CRO) 1 mar 19 14:00 Champions League de vôlei feminino Fenerbahce (TUR) 3 Scandicci (ITA) 2 mar 19 15:30 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Argentina 2 Brasil 1 mar 19 16:00 ITF de Curitiba Nathaly Kurata (BRA)/Eduarda Piai (BRA) 0 Martina Di Giuseppe (ITA)/Anastasia Grymalska (ITA) 2 mar 19 16:20 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Uruguai 1 Brasil 2 mar 19 18:00 ITF de Curitiba Gabriela Cé (BRA) Barbara Haas (AUT) mar 19 19:00 Superliga de vôlei feminino - Quartas De Final Hinode Barueri Osasco Audax mar 19 20:00 NBB São José Basketball Corinthians mar 19 21:30 Superliga de vôlei feminino - Quartas De Final Sesi Vôlei Bauru Sesc RJ mar 19 21:30 NBA Atlanta Hawks Houston Rockets

Mais em Basquete