Siga o OTD

Basquete

Estreante na Seleção de Petrovic, Pecos quer aproveitar chance

André Costa

Convocado para a segunda rodada das classificatórias para a Copa do Mundo da FIBA, Arthur Pecos espera aproveitar oportunidade na concorrida Seleção de Petrovic.

Reforço do Flamengo para a disputa do NBB, Arthur Pecos foi uma das quatro novidades na lista do treinador da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic para os confrontos contra Colômbia (22/02) e Chile (25/02), válidos pela segunda janela das classificatórias para a Copa do Mundo FIBA 2019, disputada na China. Pecos entrou no lugar do vascaíno Fúlvio, que disputou os dois primeiros jogos do Brasil na competição, onde a Seleção somou duas vitórias.

O comandante verde e amarelo explica que a escolha pelo jovem de 23 anos deve-se a um conjunto de fatores, além do crescimento do atleta. “Ele foi convocado por uma série de razões. Além de ser um grande defensor, tem uma intensidade enorme e é um excelente jogador para abrir a quadra adversária e fazer a transição. Nos últimos meses, ele aperfeiçoou muito o seu arremesso, que, talvez, fosse o seu ponto fraco. Desde os chutes de cinco, seis metros, até as bolas de três pontos. Ele é jovem e um dos caras que podem fazer parte do futuro da Seleção Brasileira nos próximos dez anos. Arthur é um jogador que tem muitas qualidades” afirmou o croata.

A posição de armador, porém, dá a Petrovic diversas alternativas. Até o momento, em duas convocações, o treinador já convocou seis jogadores da posição. Além de Pecos, Yago (único a figurar nas duas lista), Ricardo Fischer, Fúlvio, Marcelinho Huertas e Rafa Luz foram lembrados pelo comandante. Os dois últimos, porém, não puderam se apresentar em nenhuma das rodadas. Enquanto o primeiro não foi liberado pelo Baskonia, da Espanha, para as partidas contra o Chile e a Venezuela, o segundo sofreu uma lesão no clássico contra o Flamengo na semana passada e teve de adiar seu retorno à Seleção Brasileira.

Já sabendo da forte concorrência, Pecos quer aproveitar o bom momento para aumentar de vez a dor de cabeça do comandante da Seleção. “Com certeza teremos uma concorrência enorme nessa posição, mas temos que continuar nos preparando. São todos grandes jogadores e quem estiver melhor vai sempre estar em quadra. É uma disputa sadia e ótima para o basquete brasileiro. Estou muito feliz. Já tinha sido chamado numa pré-lista e continuei trabalhando firme para estar pronto quando tivesse outra chance. A oportunidade chegou e quero aproveitá-la o máximo possível. Isso é o resultado do trabalho que venho fazendo e representar meus país é uma coisa única” comemorou o jogador.

Arthur acredita que sua convocação está ligada ao seu crescimento em quadra, e não a troca do Paulistano pelo Flamengo nesta edição do NBB. “Acho que essa convocação se deve a vários fatores. Meu crescimento, a evolução do meu jogo e estar no Flamengo, que era um sonho que tinha e trabalhei bastante para concretizá-lo. Claro que é um clube que dá uma visibilidade enorme pelo tamanho que tem e isso acaba ajudando, mas acho que a oportunidade é fruto do trabalho que venho fazendo ao longo dos últimos anos”.

O paulista ainda comentou sobre os adversários desta rodada e, reconhecendo o favoritismo brasileiro, espera aproveitar a oportunidade para impressionar o técnico. “Cada jogador tem sua história, mas temos que estar 100% firmes para aproveitar cada oportunidade e fazer o melhor papel possível dentro de quadra. A minha oportunidade chegou e espero também aproveitar o fato de ter a torcida a meu favor para ir bem contra a Colômbia e o Chile” explicou o armador rubro-negro, que desde os 15 anos faz parte das Seleções de Base e que teve sua primeira chance na principal na última Copa América.

Mais em Basquete