Siga o OTD

Basquete

Paulistano domina Vitória, vence e sobe na tabela do NBB

NBB

O Paulistano segue subindo na tabela de classificação do NBB 2017/2018. Na noite desta segunda-feira (11), o clube da capital paulista superou o Vitória, em casa, pelo placar de 84 a 66, e pulou para o sétimo lugar do maior campeonato de basquete do país.

Depois de subir para a nona posição com a vitória sobre o Solar Cearense, o Paulistano ganhou mais duas posições e agora está em sétimo, com um total de quatro vitórias em sete jogos (57,1%). Um dos ultrapassados pelo time paulista, o Vitória está agora na nona colocação, com dois triunfos em cinco partidas.

Para sair vencedor, o time do técnico Gustavo De Conti voltou a mostrar bom aproveitamento da linha de três pontos. Desta vez foram 12 acertos em 33 tentativas (36,4% de aproveitamento) e a equipe lidera o ranking deste fundamento da temporada, com média de 11,1 por partida.

Agora líder de assistências da temporada, o armador Elinho voltou a ter uma grande atuação nesta terça e repetiu as 12 assistências conquistadas na última partida. A marca corresponde ao recorde desta edição do NBB. O jogador teve o maior índice +/- da partida e, no período em que esteve em quadra, o Paulistano venceu por 25 pontos.

“Nosso time tem muitas opções ofensivas e todo mundo mete bola. Hoje tivemos um bom desempenho mais uma vez e controlamos o jogo. Espero que a gente possa seguir evoluindo. Temos muita coisa para crescer e conquistamos mais um resultado importante”, disse Elinho, que tem média de 7,4 assistências por jogo.

O ala/armador Kyle Fuller marcou 20 pontos (4/10) e voltou a ser o cestinha do time paulista. Esta foi a terceira vez na temporada, a segunda consecutiva, em que o atleta nascido nos Estados Unidos, mas com naturalidade peruana, pontua na casa dos 20 pontos.

Outro atleta do Paulistano a ter boa produção foi Lucas Dias. Vindo do banco de reservas, o garoto de 22 anos marcou 16 pontos (5/8) nos arremessos de quadra e totalizou 17 de eficiência – maior marca da equipe na partida.

O time da casa ficou praticamente todo o primeiro tempo na frente e foi para os vestiários vencendo por oito pontos (37 a 29). No final do segundo quarto, a vantagem dos donos da casa chegou a 13 pontos após bola de 3 de Fuller, mas Shaw e André Goés marcaram cestas seguidas e cortaram a diferença no placar.

Durante o segundo tempo, o Paulistano ditou o ritmo do jogo e não deu chance a qualquer tentativa de reação dos rivais. No início do último quarto, a diferença chegou a cair para apenas três pontos (55 a 52), mas pouco mais de dois minutos depois, após uma sequência de 11 a 0, a vantagem dos donos da casa chegou a 14 pontos (66 a 52).

Na sequência decisiva para a vitória do Paulistano, Guilherme Hubner e Elinho brilharam. O pivô marcou quatro pontos seguidos, ambos com assistências do armador, que logo em seguida acertou uma bola de três pontos para deixar o placar em 62 a 52.

Três jogadores comandaram a pontuação do Vitória. André Goés foi o cestinha da equipe, com 18 pontos, seguido pelo norte-americano Matt Shaw, que marcou 15. De volta ao time, Murilo também teve boa atuação e contribuiu com 14 pontos.

“Chegamos a baixar a diferença, mas não conseguimos igualar o ritmo da correria do Paulistano. Eles aproveitaram bem os contra-ataques e seguraram o jogo. Foi um bom teste para sabermos que precisamos evoluir. O Arthur não jogo, o Nick sentiu no meio do jogo, mas isso não é desculpa. Os 18 pontos de diferença não dizem o que foi o jogo”, disse o pivô Murilo, que retornou à equipe depois de acompanhar uma cirurgia de uma suas filhas.

O Vitória segue na estrada e irá até o Paraná para enfrentar o Campo Mourão Basquete, nesta quarta-feira, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. O Paulistano volta à quadra no próximo domingo, às 17 horas, para enfrentar a Liga Sorocabana, fora de casa.

Mais em Basquete