Siga o OTD

Basquete

Corinthians terá 1ª auxiliar-técnica na história do NBB

Rosana Lopes, coordenadora das categorias de base do Corinthians, auxilia o técnico Bruno Savignani nos treinos e estará no banco de reservas nas próximas partidas

Rosana Lopes assumirá o cargo de auxiliar-técnica do Corinthians no NBB - Foto: Divulgação/Corinthians

Nesta terça-feira (10), o Corinthians Basquete enfrenta o Mogi, às 20h, no ginásio Wlamir Marques. O Timão terá uma novidade em seu banco: Rosana Lopes, coordenadora das categorias de base, que assumirá o cargo de auxiliar-técnica nas próximas partidas do Novo Basquete Brasil (NBB) – fato inédito em 12 edições do NBB.

Rosana substituirá Vitor Galvani, auxiliar-técnico, que está comandando o Corinthians no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-21.

Rosana está há mais de 30 anos como técnica de basquete, inspirada também em uma corintiana, Hortência, que instigou sua vontade de se envolver com a modalidade e também na jogadora ‘Magic’ Paula. Devido a diversas lesões, Lopes se encontrou como treinadora quando foi auxiliar de seu então técnico.

A coordenadora da base do Corinthians trabalhou com nomes como Leandrinho e Bruno Caboclo, ambos com passagens pela NBA. Além da quadra, Rosana é professora universitária no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, com mestrado em Reabilitação Neuromotora.

Rosana conquistou diversos títulos paulistas, brasileiros e prêmios de melhor técnica.

Com passagens por diversos clubes, Rosana chegou ao Corinthians em 2016 para comandar o Sub-14. Dois anos depois, tornou-se coordenadora das categorias de base do time.

Rosana falou sobre sua vinda ao Corinthians: “Esse foi e está sendo meu maior desafio. O objetivo é que a base do Corinthians seja uma referência em formação. É um orgulho estar vendo o desenvolvimento da base do clube”, disse.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Sobre o fato de ser a primeira mulher em uma comissão técnica na história do NBB, Rosana se sente orgulhosa: “É uma honra poder representar as mulheres do basquete brasileiro. Temos que trabalhar com dedicação, sem desistir, que com o momento essa oportunidade vem”.

A oportunidade coincidentemente veio perto do Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, mas Rosana ressalta que a batalha é diária e essa oportunidade veio pelo bom trabalho e dedicação.

“Hoje eu entro em quadra para contribuir com a equipe em busca da vitória”, a frase de Rosana é efusiva sobre sua participação como auxiliar. “Buscarei auxiliar o Bruno (Savignani, técnico do Corinthians), com a escolhas de trocas, situações táticas durante o jogo. Vou buscar usar minha experiência e toda a visão para ajudar na vitória”, comentou.

“Quero agradecer toda a Comissão Técnica e a Diretoria do Corinthians pela oportunidade e reconhecimento pelo trabalho”, finalizou.

O treinador do Corinthians, Bruno Savignani destacou a presença de Rosana na comissão: “A Rosana tem muita experiência na formação de atletas e é uma profissional que respeitamos muito aqui no Corinthians. Identificamos essa possibilidade de ela nos ajudar também no adulto e ficamos felizes que ela aceitou prontamente esse desafio”, disse.

Rosana estará junto com a equipe em duas oportunidades. Nesta terça (10), diante do Mogi Basquete e sábado (14), contra o Minas Tênis Clubes. Ambos os confrontos acontecem no ginásio Wlamir Marques, com entrada gratuita.

Mais em Basquete