Siga o OTD

Basquete

Flamengo vence Botafogo e cola nos líderes do NBB 2018/2019

Com grande atuação de Marquinhos, rubro negro carioca vence o clássico e cola em Franca e Pinheiros na competição nacional

Divulgação Flamengo

A busca do Flamengo pelo topo da tabela de classificação segue a todo vapor. Na noite desta sexta-feira, o clube pentacampeão do NBB venceu o clássico contra o Botafogo, em pleno Ginásio Oscar Zelaya, por 73 a 67, e chegou ao seu sexto resultado positivo seguido na competição. De quebra, se aproximou de vez da vice-liderança.

+CONFIRA A TABELA DO NBB 2018/2019

Colou no Franca: Com o resultado, o Flamengo igualou o número de vitórias do vice-líder Sesi Franca (17) e ficou somente com uma derrota a mais (4). Caso os francanos percam o confronto direto contra o líder EC Pinheiros, neste sábado, às 14 horas (ao vivo no Facebook do NBB), o rubro-negro carioca assumirá a segunda colocação do NBB.

O cara: Em grande atuação individual, o ala Marquinhos foi o cestinha da partida, com 22 pontos (4/8 nas bolas de 3 pontos). Além disso, o atual MVP do NBB ainda pegou nove rebotes, deu quatro assistências e deixou a quadra com 29 de eficiência.

Eles lutaram: Com 19 pontos (4/9 nas bolas de 3), o armador Henrique Coelho foi o grande nome do Botafogo na partida, seguido pelo ala/pivô Diego Conceição, com 13 pontos e oito rebotes, e pelo armador Jamaal, que foi autor de 11 pontos.

Fez falta: O Botafogo entrou em quadra desfalcado do ala/pivô Arthur Bernardi, um dos grandes destaques da equipe (12,6 pontos e 5,0 rebotes), que sentiu um desconforto no joelho direito e foi poupado pela comissão técnica.

Segue em 7º: Com a derrota no clássico, o Botafogo permaneceu na sétima colocação, agora com campanha idêntica à do São José (9 vitórias e 12 derrotas). O clube da Estrela Solitária fica na frente por ter vantagem no saldo dos confrontos diretos na fase de classificação (+3 pontos).

16×0 no início: O primeiro quarto mostrou o que seria o clássico entre Botafogo e Flamengo. No início, o time rubro-negro foi dominante com Olivinha quente e abriu 8 a 0. O Glorioso reagiu e respondeu com uma corrida incrível de 16 a 0, o que não só o deu a virada, mas também uma vantagem de oito pontos (16 a 8).

Virada do Fla: Depois de fechar o período inicial na frente por 18 a 13, a equipe do técnico Léo Figueiró viu um nítido crescimento do Flamengo, que usou sua defesa para forçar o Fogão a um baixo aproveitamento nos arremessos de quadra (23,5%). Ainda preciso nas bolas de 3 (4/7 convertidas), o time do técnico Gustavo De Conti virou a partida e foi para o vestiário em vantagem, por 33 a 31.

Abriu vantagem: Não demorou para o Flamengo estender sua vantagem no placar. Dominante, o time rubro-negro contou com expressiva participação de Marquinhos, autor de 11 pontos, e abriu 15 pontos de vantagem (55 a 40). Ao final da parcial, o clube pentacampeão do NBB vencia por 14 pontos (61 a 47).

Segurou a pressão: O Botafogo não estava rendido e foi para cima do Flamengo no último quarto. Sob comando de Henrique Coelho, que fez dez pontos na parcial (4/6 nos arremessos de quadra), o Glorioso cortou a diferença para cinco pontos no minuto final (71 a 66) e colocou fogo na partida. No entanto, o tempo não era muito, e a equipe do técnico Gustavo De Conti foi precisa na posse decisiva dos donos da casa e garantiu o triunfo no clássico.

Próxima parada: As duas equipes terão o Life Fitness/Minas como próximo adversário, ambos como mandante: o Botafogo na quarta-feira (06/03), às 20 horas, e o Flamengo no sábado (09/03), às 14 horas, ao vivo na Band

Mais em Basquete