Siga o OTD

Badminton

Fabricio Farias e Jaqueline Lima conquistam 3 ouros na Argentina

Jaqueline Lima e Fabricio Farias conquistaram a medalha de ouro nas disputas individuais, feminina e masculina, e nas duplas mistas Torneio Internacional da Argentina

No Torneio Internacional da Argentina de Badminton, os brasileiros foram os grandes nomes da competição. Jaqueline Lima e Fabricio Farias conquistaram os três ouros do torneio, no feminino, masculino e duplas mistas. Os dois jogadores estavam no meio da polêmica da última convocação da Seleção Brasileira da modalidade. Nela, o nome de Fabricio e Jaqueline estavam entre os relacionados para a disputa do Pan-Americano, entre 26 e 29 de abril, o que causou a revolta entre outros atletas que poderiam ser selecionados.

Neste domingo, Fabricio Farias disputou a final masculina contra o italiano Giovanni Toti. Em uma partida bem equilibrada e com parciais de 21/19 e 21/18 o brasileiro venceu por 2 sets a 0 e ficou com a medalha de ouro da competição. Outro representante do Brasil no torneio foi Jonathan Matias, que acabou eliminado nas quartas de final.

Jaqueline Lima também chegou a decisão do Torneio Internacional da Argentina. Nela, a brasileira teve como adversária a americana Ruji Radu. No jogo, a brasileira foi melhor nos detalhes e conseguiu a vitória pelos mesmos 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/18.

Nas duplas mistas, Jaqueline Lima e Fabricio Farias enfrentaram Ricky Liuzhou e Angela Zhang, dos Estados Unidos. Na partida, os brasileiros conseguiram a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/19, dando ao Brasil a terceira medalha de ouro no Torneio Internacional da Argentina.

Entenda a Polêmica 

No fim de Março a Confederação Brasileira de Badminton divulgou a convocação para o Pan-Americano da modalidade, em Abril. Nela, constava os nomes de Fabricio Farias, de 17 anos, Jaqueline Lima, de 16 e de Luana Vicente, que não disputava competição alguma há mais de um ano. Esses três nomes causaram a revolta de alguns atletas, como Ygor Coelho, maior nome do Badminton brasileiro da história.

Sobre a convocação, Ygor foi categórico. “Acho que é uma Seleção por escolhas do presidente e não por mérito. Não é meritocracia, é burocracia. Eu estou muito chateado porque é uma falta de respeito com o Brasil inteiro. Por isso que muitas pessoas desistem de jogar o nosso esporte. Eu acho que com os Jogos Olímpicos apareceram novos atletas, mas também várias pessoas desistiram porque sabem que o sistema é podre. Essa é a verdade!”, reclamou.

Mais em Badminton