Siga o OTD

Atletismo

Defesa de Caio Bonfim comemora suspensão de “só” seis meses

Reprodução/Instagram

Marcelo Franklin, advogado de defesa de Caio Bonfim, afirma que inocência de seu cliente foi provada e que não houve intenção de doping

Por meio de uma nota oficial, a defesa do atleta Caio Bonfim, capitaneada pelo advogado Marcelo Franklin, veio a público, nesta sexta-feira (20), se manifestar sobre a suspensão de seis meses imposta pela Athletics Integrity Unit (AIU) após a comprovação de um diurético no organismo do acusado. Segundo a nota, a punição dada a Caio Bonfim só prova que ele é inocente e que não quis ingerir nenhuma substância proibida para a melhora de desempenho.

“O atleta está aliviado por ter conseguido provar junto à Federação Internacional deAtletismo – IAAF a ausência de intenção de ingerir qualquer substância proibida, o que em procedimentos disciplinares antidopagem equivale à inocência do atleta,” afirma a nota oficial da defesa.

Ainda segundo a nota, a inocência também foi provada já que Caio manteve seus resultados conquistados após a comprovação da substância e não pegou uma punição maior. Caso a ingestão da substância fosse, comprovadamente, intencional, Caio Bonfim pegaria de dois a oito anos de suspensão. A suspensão de 6 meses é padrão para casos de ingestão involuntária.

“A defesa comprovou ainda que entre os meses de fevereiro de 2016 e maio de 2017 Caio foi submetido a pelo menos 12 exames de dopagem de urina e 3 passaportes biológicos, todos com resultados absolutamente normais,” diz a nota.

A nota ainda reafirma que a substância diurética foi encontrada nas amostras do atleta, mas que ela não melhora o desempenho. Pelo contrário, o diurético piora a performance dos atletas da marcha olímpica. Inclusive, Caio chegou a passar mal em um prova disputada no Peru, após ingestão involuntária da substância. “A quantidade do diurético involuntariamente introduzida em seu organismo causou danos à sua saúde levando-o inclusive a desmaiar em uma competição realizada ano passado no Peru, sendo levado à emergência hospitalar,” completa a nota oficial.

Finalizando, a nota dá o caso como encerrado. Caio vai cumprir a suspensão de 6 meses e voltará a competir: Caio e sua família agradecem as mensagens de apoio e manifestam o desejo de finalmente dar por encerrado esse infeliz episódio focando, doravante, exclusivamente no retorno aos treinamentos visando o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 em Doha, Qatar.

Confira a nota Oficial de Caio Bonfim na íntegra.

Mais em Atletismo