Siga o OTD

Atletismo

Mudança de rumo da B3 encerra equipe de atletismo

Nubia Soares fecha 2017 como 4ª no Ranking Mundial do triplo

Patrocinadora redireciona investimentos para a educação e encerra equipe de atletismo, mas manterá aporte financeiro a atletas até o fim de 2018.

*Atualizada às 19h35, após contato com a assessoria da B3.

A B3 anunciou nesta segunda-feira (15) o fim de sua equipe de atletismo, até então uma das maiores do Brasil. A decisão pegou técnicos e atletas de surpresa. Segundo o que apurou o Olimpíada Todo Dia, para não prejudicar a preparação de quem dependia do patrocínio, o aporte financeiro será mantido até o final do ano e os equipamentos devem ser doados para a Orcampi, local que deve ser a nova “casa” da equipe. Entre os principais atletas da B3 estavam Nubia Soares e Darlan Romani.

“Com o objetivo de alinhar a estratégia de investimento social privado da B3 à evolução de sua cultura corporativa, a B3 Social (OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) passa a atuar a partir de 2018 direcionando seus recursos para atividades vinculadas a Educação e Formação de jovens para o trabalho. Educação é um eixo estratégico para a B3 e um tema que permeia o negócio. É parte do compromisso com o avanço dos mercados e, consequentemente, do País”, disse a empresa, em nota.

Técnicos e atletas da equipe da B3 se preparam para conquistar vaga para o Mundial Indoor de Atletismo, que acontecerá em Birmingham, Inglaterra, em março. A notícia os pegou de surpresa. “Fui informado hoje e preciso me inteirar direito de como vai ser. Foi uma novidade pra mim. Nós temos que ver como vai funcionar essa migração, a questão de valores”, explicou Evandro Lázari, presidente da Orcampi e que também trabalhava na B3, em entrevista ao Estado de S. Paulo.

“Achamos que a Orcampi é uma boa candidata a receber o patrocínio da B3 em 2018, pela proximidade que as duas equipes sempre tiveram e porque temos condições para isso, pois somos a terceira equipe do Brasil. Mas ainda não há nada definido”, comentou Lázari, ao Estado de S. Paulo.

Para se ter ideia da expressão da equipe, dos seis atletas do país classificados para o Mundial Indoor até o momento, dois eram da B3. Darlan Romani, do arremesso de peso, e Nubia Soares, do salto triplo. Os outros quatro são Thiago Braz (salto com vara), Rosangela Santos (60m), Leticia Cherpe (400m) e Amir Júnior (salto triplo). Somadas as equipes femininas e masculinas, a B3 tem 57 atletas, além de 13 integrantes da comissão técnica.

“Com esta definição estratégica, tem início agora um processo de transição da B3 Atletismo. Em respeito a uma história de 30 anos no esporte, e a fim de conduzir essa transição com o menor impacto possível, a B3 Social continuará apoiando o atletismo com aportes financeiros ao longo de todo o ano de 2018 e está em tratativas para a doação de todo seu acervo esportivo a outras instituições tradicionais do atletismo”, informou a B3 em nota.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Atletismo