Niterói recebeu mais uma vez o melhor do wrestling nacional no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 e Sub-23, realizado neste fim de semana no Complexo Esportivo Caio Martins. Um dos destaques da competição foi Wesley Barros, do Sesi-SP, que conquistou o ouro no estilo greco-romano Sub-23, na categoria 130 kg, garantindo vaga para o Pan-Americano no México, em abril.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Além de definir os campeões brasileiros das categorias, o CBI também teve um peso extra: os medalhistas de ouro em cada estilo/categoria se classificaram para o Campeonato Pan-Americano Sub 23 no México (10 a 13 de abril) e o Pan-Americano Sub 15 na Guatemala (22 a 25 de maio). Depois de mais de 600 lutas acirradas, as equipes do Instituto Renascer (RJ), Esporte Dez (SP), Associação Desportiva Filhos do Rei (AC) e Associação Desportiva Firebikers Team (MS) conquistaram as melhores colocações.
“Estamos muito contentes com a participação de quase 300 atletas de várias regiões na primeira competição nacional do ano. O nível das lutas tem evoluído bastante, o que revela um trabalho bem direcionado por clubes, equipes, confederações, treinadores e todos os profissionais envolvidos. Isso nos motiva muito a buscar mais recursos e parcerias para desenvolver o wrestling e relevar atletas promissores neste ciclo rumo aos Jogos de Los Angeles 2028”, observou Flavio Cabral, presidente da CBW
Sub-15
No Sub-15, no estilo livre masculino, a equipe acreana Filhos do Rei conquistou o topo do pódio. As cariocas Soares Wrestling e Renascer ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente. As medalhas de ouro foram para Marcos Vidal, da Margarido’s Academia (AM), na categoria 44 kg; Auzueres Neto, do Instituto Otacílio Gama (PB), na 52 kg; Erick Salustino, do Sindilutas (RJ), na 62 kg; e Arthur Estêvão, da Niterói Wrestling (RJ), na 75 kg.
No estilo greco-romano, a primeira colocação ficou com a Associação Desportiva Firebikers Team, de Cuiabá (MS). A segunda posição ficou com a Associação Esportiva Akira, de Cariacica (ES), enquanto a Esporte Dez, de São José dos Campos (SP), garantiu o terceiro lugar. Os atletas campeões foram: Jorge da Silva (48 kg) que competiu pela Panda Fight Team, de Macapá (AP); Ryan Brandão (57 kg) da Firebikers; Enzo Torres (68 kg) do Sport Club do Recife (PE); Guilherme Simeoni (85 kg) do Sesi SP.
Já no feminino, o pódio ficou dominado na ordem por Soares Wrestling (RJ), Akira (ES) e Esporte Dez (SP). Duas atletas da Sindilutas (RJ) chegaram no topo do pódio: Julia Cardoso (46 kg) e Ana Luiza Coelho (58 kg). E outras duas da Soares Wrestling (RJ) também: Rafaela Bispo (50 kg) e Camily Lima (66 kg).
Sub-23
No sub 23, as equipes que mais se destacaram no livre masculino foram o Instituto Enzo Pegorette, de Linhares (ES), a Firebikers (MS) e a Filhos do Rei (AC). O Sesi SP faturou dois ouros com Davi Giovannetti (57 kg) e Max de Almeida (86 kg). Os demais medalhistas dourados foram: Matheus Barreto (65 kg), do Tijuca Tennis Club (RJ); Paulo Gonçalves da Silva (74 kg), da Firebikers (MS). Marcelo de Sousa (97 kg), da Associação Desportiva Centro Olímpico (SP), e Gabriel Silva, da Esporte Dez (SP), também subiram ao topo do pódio.
O greco-romano foi dominado por Renascer (RJ), Esporte Dez (SP) e Panda Fight Team (AP). Levaram o ouro para casa o Instituto Manduvi (MT) com Angelo de Oliveira (67 kg) e Guilherme Porto (77 kg); o Sesi SP com Kaio de Sousa (97 kg) e Wesley das Dores (130 kg). Além do Clube Campestre (PB) com Pedro Rodrigues (60 kg) e do Niterói Wrestling (RJ) com Kauan Gomes (87 kg).
Por fim, o livre feminino teve o predomínio do Renascer (RJ), Akira (ES) e Esporte Dez (SP). O Sesi SP abocanhou mais medalhas de ouro com Thaina Ribeiro (57 kg), Mayara Peireira (62 kg) e Thais Tertuliano Sales (68 kg).