Siga o OTD

Wrestling

Aline Silva conquista prêmio da United World Wrestling

Maior nome brasileiro do Wrestling, Aline Silva conquistou o prêmio United World Wrestling Women and Sport Award 2018

A United World Wrestling (UWW), entidade máxima do esporte do planeta, anunciou nesta quinta-feira (29/03) Aline Silva como vencedora do prêmio United World Wrestling Women and Sport Award 2018. A premiação, uma das mais importantes da entidade, é destinada a uma organização ou mulher que tenha contribuído para excepcionalmente para o desenvolvimento do westling no mundo. Além de representa o wrestling brasileiro nos tapetes do mundo, Aline participa de diversos programas voltados para empoderamento feminino e inspiração através do esporte. Ainda este ano  Aline fundou seu próprio projeto em Cubatão, São Paulo.

“Estou sem palavras e muito feliz. É um sentimento de reconhecimento pela credibilidade depositada em mim pelo que fiz e faço como atleta e pelos projetos que faço parte. Quero fazer ainda muito mais pela vida de muitas meninas”, comemorou Aline, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e medalha de prata no pan-americano de wrestling 2017, em Lauro de Freitas, Bahia.

Criada apenas pela mãe, Aline encontrou no esporte uma possibilidade de fugir das más influencias e mudar de vida. Em 2006, Aline conquistou o medalha no Campeonato Mundial Júnior. Em 2014, Aline repetiria o feito, desta vez no Campeonato Mundial Sênior e colocaria de vez o Brasil no mapa do wrestling mundial. Aline representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O engajamento se tornou global em 2017. Aline, por conta própria, participou do Global Sports Mentoring Program, programa que ensina e inspira jovens por meio de exemplos do esporte. Palestras, troca de ideias e ensinamentos no esporte e na vida.

Outro projeto importante é o Wrestling Like a Girl. Aline Silva é embaixadora do projeto no Brasil da ação que promove treinamento de wrestling para as meninas de todas as idades. A iniciativa chega ao Brasil neste anos nos meses de julho e agosto. Esses dois programas motivaram Aline a tirar do papel um sonho antigo de ajudar as meninas da periferia de São Paulo e do Brasil. Durante o fim do ano passado e nos dos primeiros meses deste ano, a lutadora esteve afastada dos tapetes em virtude de uma trombose e iniciou  o Mempodera que oferece aulas de inglês e wrestling gratuitamente e atende 60 meninas atualmente. Agora, 100% recuperada, Aline vai buscar ajuda para poder conciliar treinos e competições para seguir vencendo dentro e fora dos tapetes.

“Nos últimos dias fiquei preocupada com o projeto e meu retorno à rotina de treinos pesados e competições. Este ano planejo viajar bastante e fico pensando. Quem vai dar a aula de inglês para as meninas? Mas as coisas se ajeitam, esse prêmio é o sinal de que estamos no caminho certo”, explicou Aline Silva, que no último domingo esteve presente no Campeonato Brasileiro Cadete 2018.

Mais em Wrestling