Siga o OTD

Wrestling

1º Camping da greco-romana é sucesso dentro e fora dos tapetes

Treinador David Maia elogia potencial de atletas e treinadores e vê Brasil como potência entre os grequistas

Camping greco-romana CBW
(Foto: Divulgação/CBW)

Uma ação pioneira entre a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Prefeitura de Maricá- RJ promoveu o 1º Campo de Treinamento para atletas e treinadores do estilo greco-romano, realizado de 28 de novembro a 2 de dezembro, no Instituto Federal Fluminense, em Maricá-RJ, região metropolitana do Rio de Janeiro. A ação foi comandada pelo treinador internacional David Maia, atleta olímpico e treinador com passagem por clubes da Suíça, Áustria e equipes nacionais de Portugal e México.

+ Fenerbahce vence estreia da Champions League de vôlei feminino

“Tivemos dias intensos de trabalho e fiquei muito fez em ver o potencial dos brasileiros. Chamou atenção o interesse das mulheres em se aperfeiçoar no estilo greco-romano, já que a prática até hoje é exclusiva dos homens. O interesse de todos em aprender também marcou. Não houve ninguém de nariz empinado e agora todos vão poder disseminar em seus estados o que aprenderam. Repito, o Brasil tem tudo para virar uma potência em breve no estilo greco-romano”, explicou o português David Maia, discípulo do cubano Raul Trujillo, considerado um dos melhores treinadores do mundo e treinador do 4 vezes campeão olímpico do estilo greco-romano, Mijain Lopez.

Palestras

Além da parte técnica comandada pelo treinador David, atletas e treinadores contaram com o ciclo de palestras em várias áreas com os profissionais do Comitê Olímpico do Brasil. Paula Avakian comandou a palestra sobre Análise de desempenho no Wrestling; Rodrigo Minoru Manda ficou responsável sobre Fisiologia do Exercício; Renata Marques Toews Parra palestrou sobre Aspectos fundamentais da nutrição para a performance do atleta; Júlio César Baptista de Mattos sobre fisioterapia no COB e Eduardo Neves Pedrosa di Cillo sobre Psicologia do Esporte. Além dos profissionais do COB outros profissionais também foram abordados. André Valentim Siqueira Rodrigues com o tema Antidopagem: “Educação e Atitudes”, o jornalista Fúlvio Melo, palestrou sobre Media Training e o Professor Marcelo Guimarães sobre Treinamentos Metabólicos para Novos Atletas.

campo de treinamento greco-romana CBW
(Foto: Divulgação/CBW)

“Foi uma ação inédita e de muito sucesso. Só temos a agradecer ao professor David Maia por vir ao Brasil, ao Comitê Olímpico do Brasil e a Prefeitura de Maricá pela parceria neste evento. Tivemos o ginásio com uso praticamente exclusivo e utilizamos o auditório do Instituto Federal Fluminense para as palestras, elogiadas por todos. Outro fator de destaque é a utilização do transporte público gratuito na cidade. Em nome da CBW, agradeço a parceria e esperamos realizar mais eventos aqui em Maricá”, explicou Flavio Cabral Neves, presidente da CBW.   

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No total, 28 participantes entre treinadores e atletas do estilo greco-romano participaram da ação. Representantes de 9 estados participaram do evento. Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além do estilo greco-romano, o Wrestling também está presente no cronograma olímpico com o estilo livre, subdividido entre feminino e masculino. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os três estilos somados do wrestling vão distribuir 72 medalhas.

Confira a lista de participantes e seus respectivos estados:

Treinadores: Luzia Fernandes (MT), Tânia Silva (RJ), Ruhan Portela (PA), Felipe Macedo (RJ), Cassio Bernardo (RJ), Victor Sousa (RN), Gabriel Lira (RN), Cicero Hulk (SP), Agnaldo Santos (MS), Brenda Aguiar (SP), Caroline Melo (RJ), Dailane Reis (RJ), Richard Moura (MG) 8 e Phelipe  Santos (RJ).

Atletas: Alexsandro Santos (RJ), Caio Clementino (PB) , João Batista Neto (AP) , Marcus Vinícius Martins (AP), João Pedro Amorim de Moura (AP), Kaio Henrique Sousa (MT), Yago da Silva Conceição (MT), Renan Henrique (SP), Eduardo RIbeiro (SP), Caio Baeta (SP), Raul William (MT), Guilherme Landim Sales (RJ), Christopher Segura (SP), Luan Borges Lima (SP).

Mais em Wrestling