Siga o OTD

Wrestling

Treinador e estrela da seleção de wrestling vão a Blumenau

Cubano Angel Torres Aldama e Kamila Barbosa estarão na cidade catarinense para acompanhar os atletas de 12 a 17 anos

Angel Torres, técnio da seleção brasileira de wrestling
(Wander Roberto/COB)

Os principais atletas de wrestling de 12 a 17 anos lutam de 16 a 20 de novembro nos Jogos Escolares 2019, em Blumenau. Além de disputar as medalhas, eles vão poder ser apresentar para o treinador-chefe da seleção adulta, o cubano Angel Torres Aldama, que vai à cidade catarinense.

A edição deste ano marca a estreia do estilo greco-romano, o esporte de luta mais antigo da humanidade.

“Trabalhei muitos anos para Federação Cubana na tarefa de detectar talentos e pude ajudar no desenvolvimento de muitos atletas que hoje em dia são campeões olímpicos e mundiais de Cuba. O estilo greco-romano brasileiro sênior é o terceiro melhor das Américas por três anos consecutivos e com perspectivas de melhora. Os Jogos Escolares representam a base do desenvolvimento, fundamental em qualquer esporte. É emocionante poder viver isso”, comentou Angel Aldama.

Além do treinador, outra inspiração para os jovens atletas é a presença de Kamila Barbosa, campeã dos Jogos Mundiais de Praia 2019, em Doha, no Catar no wrestling feminino. A lutadora é uma das embaixadoras do torneio e sabe da importância do seu papel nesta competição.

Concorrente a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Kamila vê uma chance ímpar para a nova geração do wrestling e prevê um bom nível técnico no torneio em Blumenau.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Sei da responsabilidade que carrego sendo embaixadora de uma competição tão importante para nossos adolescentes. Sempre digo que o esporte transforma vidas e ajuda diretamente na educação. Essa garotada está tendo uma oportunidade de ouro de representar sua escola, seu estado. Espero que todos façam o seu melhor, lutem limpo e com espírito de competição. Mas, acima de tudo, que eles se divirtam e sejam muito felizes fazendo o que amam”, frisou Kamila Barbosa, da categoria até 50kg.

+ Times do Mato Grosso do Sul e Alagoas chegam a Blumenau

Nos Jogos Escolares o wrestling é disputado em dois torneios: o individual em cada um dos três estilos (livre, wrestling feminino e greco-romano) e o por equipes. No estilo greco-romano é proibido se defender ou atacar utilizando as pernas, apenas golpes acima da linha de cintura são válidos.

No estilo livre e no wrestling feminino é permitido utilizar as pernas para defender e atacar. O objetivo é comum aos três estilos: dominar e mantar o adversário com as costas no tapete de lutas; As categorias de peso são dividas da seguinte forma: Peso Leve, Peso Médio e Peso Pesado.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Wrestling