Siga o OTD

Wrestling

A força da geração 2000 no Pan-Americano Júnior de 2019

Thamires Martins e a competitividade para viver que chega até o Pan-Americano

Divulgação CBW

A série Geração 2000 e o Pan-Americano Júnior de Wrestling 2019 chega a categoria até 68kg do wrestling feminino com Thamires Martins. A carioca da comunidade do Jacaré desde cedo tomou gosto pela competição. O primeiro contato foi com a capoeira, depois futebol, em seguida  Muay Thay e o Submission, também conhecido como Luta Livre Esportiva, – favor não confundir com estilo livre do wrestling. A transição para o wrestling foi feita pelo professor Johnson e a vontade de competir chegaria a outro nível em um futuro bem próximo.

“Sempre gostei de competir. Lembro que uma vez na Olimpíada da escola soube que ia ter damas. Nunca tinha jogado antes e aprendi só para poder disputar a competição. Assim passei por alguns esportes até chegar ao wrestling. Em 2015 acabei repetindo de ano no colégio e meus pais não deixaram seguir lutando. Só voltei mesmo no fim de 2016, depois cheguei a ficar um tempo sem treinar em 2017 e depois retornei” recorda Thamires, que completou 19 anos na última terça-feira, já na Guatemala.

O retorno oficial veio em 2018. No entanto, a vaga na seleção júnior não ocorreu. Thamires perdeu para Grabriela Rocha que disputou o Pan-americano Júnior ano passado e conquistou a medalha de bronze na divisão de peso. A derrota foi um combustível a mais para a lutadora. Thamires passou a treinar com Daniel Alvarez, o Pirata, e determinou que 2019 seria um ano diferente em sua carreira. O processo de amadurecimento ainda em curso foi notado no Trials no início do ano. Uma luta que arrancou aplausos dos presentes.

“No Trails lutei com Dailane Reis, titular da categoria até 68kg. Lembro de ter pensado que era a última luta e se ganhasse era lucro e deixei tudo dentro do tapete. No fim, a luta terminou empatada e Dailane venceu no desempate. Isso fez com que as pessoas passassem a olhar para mim de outra maneira e ainda tive ainda mais vontade vencer todas as adversárias que tivesse pela frente. No Brasileiro Júnior consegui ser campeã e garantir a classificação para o Pan-americano na Guatemala”, explicou Thamires, estudante do ensino médio, no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O bom desempenho fez com que Thamires acreditasse mais em si mesmo. No Brasileiro Sênior, a carioca lutou uma categoria acima, até 76kg e ficou com a medalha de bronze. O fim do torneio começou com uma luta contra a balança para diminuir o peso e voltar para a habitual categoria 68kg. A manutenção do peso é uma um dos desafios que Thamires reconhece que precisa melhorar para não permitir que o desgaste no processo de perda de peso influa em seu desempenho esportivo.

“Atualmente treino na Nova União e conto com o apoio do Clóvis o nutricionista de lá que vem orientando a dieta. Também sei que depende mais de mim do que de qualquer outra pessoa e que não posso comer besteira. Espero bater o peso com tranquilidade no Pan, fazer boas lutas no e trazer uma medalha, desde que não seja de prata. Quero ouro ou bronze para dedicar ao meu treinador Pirata e a todos que tem me apoiado a seguir treinando e lutando”, frisou Thamires.

Thamires  sobe ao tapete de lutas no segundo dia do Pan-americano Júnior 2019 nesta quinta-feira. As eliminatórias começam às 14h, horário de Brasília. A United World Wrestling transmite ao vivo e é possível torcer pela brasileira clicando aqui.

Mais em Wrestling