Siga o OTD

Wrestling

Por novos talentos, COB organiza clínica com técnico búlgaro

As ações serão comandadas pelo cubano Angel Torres, que chefiará o estilo greco-romano, e pelo búlgaro, George Kalchev, responsável pelos estilos livre e wrestling feminino.

Divulgação/COB

A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), vai promover de 24 a 27 de março, um treinamento de campo para os participantes, técnicos e atletas, do Campeonato Brasileiro Júnior da modalidade, no Rio de Janeiro. Esse projeto tem como objetivo capacitar lutadores e treinadores e fomentar a formação de novos talentos e faz parte de uma série de ações da área de Desenvolvimento Esportivo do COB.

“O mais importante dentro das ações que estamos desenvolvendo desde o ano passado é que elas fazem parte do Programa de Desenvolvimento Esportivo de cada modalidade. É, realmente, uma parceria, não um evento isolado. No wrestling, por exemplo, a primeira atividade foi nos Jogos Escolares também com uma grande clínica de dois dias para atletas e treinadores que participaram do evento”, disse Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo.

O Programa de Desenvolvimento Esportivo do COB tem como um dos objetivos incentivar a detecção e retenção de talentos. Para isso, pretende fomentar ações em parceria com as Confederações que apresentaram seus projetos para as categorias de base. Os investimentos do COB se concentram em dois tipos de projetos: os estruturantes e os específicos.

“Estruturar é criar um sistema sustentável para que tenhamos o surgimento de novos nomes com potencial com mais frequência. Para isso, passamos por esse processo de capacitação de técnicos, formatação de um modelo de desenvolvimento esportivo e o fornecimento de informações que auxiliem as Confederações na tomada de decisão no processo de investimento. Ao mesmo tempo, precisamos olhar para a transição da base para o sênior e, para isso, teremos os projetos específicos com foco em um grupo menor de atletas”, explicou Kenji.

No caso do wrestling, a ideia da Confederação é aproveitar as datas próximas aos campeonatos nacionais para capacitar treinadores e atletas de todas as regiões do país. No treinamento, estarão contemplados, além do Distrito Federal, representantes de 13 Estados (Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). As ações serão comandadas pelo cubano Angel Torres, que chefiará o estilo greco-romano, e pelo búlgaro, George Kalchev, responsável pelos estilos livre e wrestling feminino.

O ex-atleta da Bulgária é medalhista mundial e campeão europeu na categoria até 57kg do estilo livre. Depois de se aposentar, trabalhou na Federação Norte-americana de Wrestling e levou o programa de treinamento para a Mongólia, onde revelou a campeã mundial Battsetseg Soronzonbold, da categoria até 63kg.

“Para os atletas, vou começar vendo o nível em que estão e tentar ser bem prático para ser entendido mais facilmente por eles. Já para os técnicos vou passar também filosofia, não só técnica. O mais importante é que eles aprendam a parte tática e psicológica da preparação e comecem a trabalhar usando o modo individual de trabalho e construam o estilo de cada lutador”, afirmou Kalchev, formado na escola do Exército (CSKA) de Sofia.

Com o mesmo objetivo, o COB apoiou o Encontro Nacional de Treinadores do Polo Aquático no começo do mês, no Centro de Treinamento Time Brasil, realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Cerca de 90 técnicos de todo o país participaram da ação, que lançou o Programa de Desenvolvimento Esportivo Regional (PODER), idealizado pelo renomado Rick Azevedo, consultor da CBDA, que irá promover clínicas pelo país capacitando técnicos, padronizando o modelo de ensino, e massificando a modalidade.

“Acreditamos que parte do caminho de sucesso de uma modalidade seja a implantação de uma metodologia de desenvolvimento do esporte que inclua um modelo de massificação da modalidade no país, a capacitação dos treinadores e a padronização do ensino e dos conteúdos a serem abordados em cada fase de desenvolvimento do atleta”, completou Kenji.

Além do polo aquático e do wrestling, já há projetos aprovados para outras cinco modalidades em 2019, a maioria nas próximas semanas. No basquete 3×3, será realizado um laboratório de avaliação e seleção para atletas do Sub 19 e Sub 23 no Centro Olímpico de São Paulo, de 29 a 31 de março. O taekwondo terá um treinamento de campo para a classe Juvenil de 31 de março a 08 de abril, em Florianópolis. Na Vela, haverá um treinamento de campo para a Equipe Brasileira de Vela Jovem, na Marina da Glória, de 10 a 14 de abril. No judô, a área de desenvolvimento irá dar apoio a um estágio internacional com competição e treinamento na Alemanha, de 21 de abril a 02 de maio. O badminton terá apoio na participação específica de uma atleta em competições no Peru, em junho, e na Guatemala, em setembro.

Mais em Wrestling