Siga o OTD

Wrestling

Garoto de 19 anos conquista prata e Brasil fecha Pan de wrestling com sete medalhas

O Campeonato Pan-Americano de wrestling acabou neste domingo em Lauro de Freitas, na Bahia, com destaque para David Moreira, um garoto amazonense de apenas 19 anos, que conquistou a medalha de prata na categoria até 61kg do estilo livre. Foi o sétimo pódio do país na competição, que teve mais três segundos lugares e três terceiros lugares. Na luta greco-romana, foram três medalhas: prata para Joílson Júnior (66kg) e bronze para Ângelo Moreira (75kg) e Davi Albino (98kg). No wrestling feminino, Aline Silva (75kg) e Dailane Reis (69kg) levaram prata e terceiro de Caroline Melo (48kg), bronze.

Para chegar ao pódio neste domingo, David Moreira estreou com vitória sobre o chileno Yerson Buitrago por 14 a 8 nas quartas-de-final. Na semi, o brasileiro passou por Tommy Sanchez, da República Dominicana, por 19 a 15. Na decisão, o garoto não resistiu ao cubano Dabian Jaime, que venceu por 10 a 0 para ser o medalha de ouro.

Na luta greco-romana, o principal destaque foi Joílson Júnior, também de 19 anos. Ele venceu os dois primeiros confrontos e na final enfrentou o agora bicampeão Pan-americano, Miguel Palacios, de Cuba. Miguel, representante cubano nos Jogos Olímpicos do Rio na categoria, conseguiu vencer por superioridade técnica (8 a 0) e ficou com ouro.  Já Davi Albino venceu a primeira luta por encostamento sobre Oscar Loango, mas caiu na semifinal contra o venezuelano Luillys Mora. Davi  foi disputar a medalha de bronze e venceu por superioridade técnica (8 a 0), o guatemalteco Lester Calderon.

Já Ângelo Moreira, depois de parar na semifinal contra o mexicano conquistou o terceiro lugar com direito a uma queda de cinco pontos, quando o atleta consegue projetar o rival de costas no solo com um arco perfeito. O golpe abriu caminho para vitória por 8 a 0 sobre o dominicano Carlos Palmer.

No wrestling feminino, Aline Silva perdeu na estreia para a canadense Justina Di Stasio, mas como apenas cinco lutadoras estavam inscritas na categoria até 75kg a disputa foi no sistema de todas contra todas. Apesar da derrota inicial, a brasileira se recuperou e venceu suas outras três lutas para ficar com a medalha de prata.

Na categoria até 69kg, Dailane Reis venceu suas duas primeiras lutas para conseguir a classificação para a final. Na decisão, no entanto, foi derrotada pela canadense Olivia Di Bacco e também terminou na segunda colocação.

Já Carolina Melo disputou seu primeiro Campeonato Pan-Americano de wrestling na categoria adulto e saiu dele com medalha. Na categoria até 48kg, ela conquistou o bronze ao vencer a venezuelana Dubraika Criolo na disputa pela terceira colocação.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Wrestling