A quarta-feira do Brasil no Mundial de Vôlei de Praia foi perfeita. Quatro jogos e quatro vitórias que levaram mais quatro duplas para as oitavas de final da competição. Duas vitórias vieram sem grandes sustos. As de Arthur Lanci e Evandro e de Thamela e Victória, porém, foram de tirar o fôlego.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Evandro e Arthur Lanci só passaram pelos neozelandeses Fuller e O’Dea com um 25 a 23 no tie-break (veja abaixo os melhores momentos). “Já começar com um jogo desse é muito bom passar por essa emoção. Dar moral para o nosso time. Com certeza para os próximos jogos, a gente já passando por esse momento, já vamos estar um pouco mais tranquilo nesse sentido”, disse Arthur Lanci.
Ele detalhou como foi o tie-break. “Eles mudaram a tática deles. Eu estava virando uma bola no corredor, aí o cara começou a correr um pouco antes. Demorei a mudar meu side-out. Mas o Evandro conseguiu tirar uns aces. Foi super importante”, falou. “Todo mundo gostou do jogo, a torcida ficou maravilhada. Isso é importante também, dar um espetáculo para a galera que está acompanhando.”
- Thiago Monteiro sofre virada e se despede do Challenger de Gênova
- Depressão sazonal: quando a mudança de estação afeta a constância no esporte
- Mobilidade com faixas e peso: como funciona?
- Brasil vence Venezuela e vai à final por equipes do badminton no Sula
- Babi Domingos encerra temporada e mira vaga olímpica no Mundial em 2027
“Vitória é vitória”
“Vitória é vitória, independente de qual seja o placar”, acrescentou Evandro. “Foi um grande jogo. Fizemos um bom primeiro set. No segundo set tivemos um pouco mais de erro do que a dupla adversária. Isso causou que eles abrissem um pouco o placar”, resumiu.
Outro tie-break de matar
Thamela e Victória também passaram por um sufoco para vencer as francesas Placette e Richard. O segredo? “Foi a gente sempre manter o pensamento positivo. Aqui é um campeonato especial, um campeonato muito difícil. Todo jogo é jogo, todo jogo é jogado. A diferença é manter a cabeça positiva, que vai dar certo. Acho que a gente tá conseguindo fazer isso bem”, disse Vic.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Thamela comentou sobre detalhes do saque. “Aqui dentro tá muito bom de sacar. No segundo set, elas foram super agressivas, sacaram bem melhor. Dificultou muito, principalmente o meu passe, a minha virada. E o tie-break também, elas começaram bem, a menina achou uma sequência boa ali no meio.”
“Fizemos vários jogos sofridos, já. De estar sempre positivo, a cabeça pensando, sempre junto, sempre lutando. Então isso faz a diferença. Como a Vic falou, isso aqui é uma Copa do Mundo, todo jogo é difícil, todo mundo aqui tem mérito. Então, é muito importante estarmos unidas.

Sets diretos
Nas outas duas partidas, Carol Solberg e Rebecca, e André e Renato venceram em dois sets sem grandes sustos as australianas Fleming e Fejes e os austríacos Hammarberg e Berger.
“Estamos nos ajudando muito, tentando manter o tempo inteiro concentrada, que é muito difícil. Na teoria, elas não tinham responsabilidade nenhuma. É um time novo, não tem tanto vídeo, elas estão em casa, ia motivar de alguma forma”, disse Rebecca. Carol Solberg complementou. “Estamos entrando nessa coisa da Copa do Mundo. Estamos entrando muito agressivas, buscando isso o jogo inteiro.”
Jogo antes do jogo
Já Renato, afirmou que fizeram o melhor jogo até agora no Mundial de Vôlei de Praia. “Conseguimos marcar muito bem os austríacos, nossa virada foi boa também. A parte do saque entrou muito bem. É o que está fazendo a diferença, o saque e a constância no side-out.

André aproveitou para dar créditos para quem ajuda de fora. “Dar o crédito total também para o (técnico) Caio. Estamos estudando os times e esse é um que nunca tinhamos jogado junto. Então o que a gente estudou. Com certeza o saque está fazendo muita diferença e o side-out, esse entrosamento, está funcionando melhor.