Siga o OTD

Vôlei de Praia

Marca histórica de Bárbara e três duplas classificadas nos EUA

Divulgação/FIVB

Bárbara alcançou sua 250º vitórias em torneios validados pelo Circuito Mundial. Maria Elisa/Carol Soberg e Ágatha e Duda fecham as duplas brasileiras que seguem na competição

O Brasil avançou com três duplas do naipe feminino às próximas fases da etapa quatro estrelas de Huntington Beach, nos EUA, pelo Circuito Mundial 2018. Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) venceram duas vezes nesta sexta-feira (04) e estão invictas, a uma vitória das semifinais. Ágatha e Duda (PR/SE), que estão na chave da repescagem, jogaram três vezes e venceram todas, se mantendo vivas no torneio.

O dia coroou também uma meta especial para a medalhista olímpica Bárbara Seixas, que além de avançar bem na competição, alcançou 250 vitórias contando apenas  torneios válidos pelo Circuito Mundial. A carioca de 31 anos comemorou o número, mas também lembrou de que as conquistas são fruto de um esforço coletivo de diversos profissionais.

“Fico muito feliz, é uma marca muito bacana de alcançar. Mas tenho que deixar minha gratidão para todas as pessoas que fizeram parte dessa história, minha equipe, a Fernanda, minhas ex-parceiras. É um esporte coletivo, então os prêmios também são divididos. Dá orgulho da trajetória ao longo desses anos. A jornada é o mais importante para mim, o que trouxe mais aprendizado e crescimento. Não só como atleta, mas como pessoa também”, celebrou Bárbara, que é campeã do Circuito e do Campeonato Mundial de 2015, além de ser bicampeã mundial Sub-21 e campeã mundial Sub-19.

Fernanda e Bárbara começaram o dia superando as alemãs  Bieneck e Schneider por 2 sets a 0 (21/18, 21/15), em 40 minutos. Horas mais tarde, venceram as canadenses Bansley e Wilkerson por 2 sets a 1 (21/19, 29/27), em 50 minutos. Fernanda Berti analisou a campanha e a influência do vento nas partidas, especialmente nas quadras externas.

“Normalmente o vento é bom na hora de sacar, mas até para forçar o saque está complicado, pela intensidade. Acredito que estamos nos comunicando bem na hora do levantamento, pedindo uma bola mais rápida, mais aberta. Essa comunicação é fundamental. As ações precisam ser bem ‘casadas’, passe ajudando levantamento, levantamento ajudando o ataque, para facilitar. Foram vitórias importantes e vamos seguir fortes amanhã”.

As adversárias por uma vaga na semifinal serão as norte-americanas Summer Ross e Sara Hughes. Os dois times nunca se enfrentaram anteriormente e jogam neste sábado, às 14h (de Brasília). Como não perderam nenhum jogo, mesmo se forem derrotadas, as brasileiras não estarão eliminadas, caindo para a chave da repescagem, onde terão outra chance.

Maria Elisa e Carol Solberg também se mantiveram 100% nos EUA. A dupla superou na primeira partida do dia as suíças Heidrich e Verge-Depre por 2 sets a 1 (21/17, 16/21, 15/13), em 50 minutos. No Round 3, nova vitória, desta vez contra as alemãs  Chantal Laboureur e Julia Sude, por 2 sets a 0 (21/18, 21/16), em 36 minutos de jogo. A disputa por uma vaga na semifinal, neste sábado, será contra as canadenses Sarah Pavan e Melissa, também às 14h.

Já Ágatha e Duda tiveram caminho mais longo na chave da repescagem. Elas venceram três vezes nesta sexta, e para chegarem até a semifinal, terão que superar mais três oponentes neste sábado. A dupla superou na primeira partida as japonesas Ishii e Murakami por 2 sets a 0 (21/15, 21/18), em 36 minutos. Horas depois, vitória sobre as compatriotas Taiana e Carol Horta (CE), por 2 sets a 0 (22/20, 21/13), em 35 minutos. Por fim, levaram a melhor sobre as russas Kholomina e Makroguzova com parciais de 21/15, 21/12, em 30 minutos.

Elas encaram neste sábado as canadenses Bansley e Wilkerson, às 12h30 (de Brasília). Os dois times já se enfrentaram uma vez, com vitória das brasileiras. Taiana e Carol Horta perderam no primeiro duelo do dia, para as americanas April Ross e Alix, por 2 a 0 (21/19, 21/12). Como foram superadas na chave da repescagem para as compatriotas, acabaram eliminadas, ficando na 17ª colocação.

Mais em Vôlei de Praia