Siga o OTD

Vôlei de Praia

Gêmeos avançam no qualifying e dedicam vaga inédita ao pai

CBV

Duplas avançam às fases de grupos do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia nesta quinta. 

Renato e Rafael têm apenas 18 anos, mas já estão entre as melhores duplas do Brasil no vôlei de praia. Os irmãos gêmeos paraibanos foram um dos oito times que conseguiram avançar à fase de grupos da etapa de João Pessoa (PB) no Circuito Brasileiro Open 2017/2018, nesta quinta-feira (22). Os jogos acontecem na arena montada na Praia de Cabo Branco.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada naipe, sendo que 16 delas já estão pré-classificadas pelo ranking de entradas. As oito vagas restantes são ‘abertas’, e até 32 times disputam a chance de ingressarem ao evento. Após a classificação, os irmãos, que jogaram em casa, se emocionaram e dedicaram a vaga ao pai, Eduardo Lima.

“É muito emocionante conseguir essa classificação ao Circuito Brasileiro. Nós estamos lutando há muitos anos para alcançar essa vaga entre os profissionais, superando muitas coisas, persistindo. E a gente dedica essa vitória ao nosso pai que está passando por um momento difícil, internado no hospital, batalhando. Com certeza vai ficar muito feliz com as vitórias e a classificação”, disse Renato, campeão mundial Sub-21, emocionado.

Além dos irmãos paraibanos, também avançaram à fase de grupos Oscar/Léo Gomes (RJ), Jefferson/Miguel (CE/MS), Luccas Lima/Guto (SP), Daniel Souza/Fabiano (RJ/PE), Felipe Cavazin/Adrielson (PR), Marcus/Vinícius (RJ), Rafa/Acosta (PR/URU).

Rafael, defensor da dupla, destacou o trabalho do CT Cangaço e também comentou a possibilidade de enfrentar grandes ídolos nesta sexta-feira. A primeira participação na fase principal do torneio nacional para o jovem de 18 anos é a realização de um sonho.

“Renato e eu começamos aos nove anos, inspirados por nossos irmãos mais velhos, Renan e Rodrigo, e também por minha mãe. Sempre jogamos juntos, é o que nós amamos fazer e graças ao CT Cangaço estamos evoluindo, melhorando a cada dia. Desde pequeno temos esse sonho de enfrentar os melhores jogadores do país. O Brasil é o maior celeiro de craques deste esporte, e sempre nos inspiramos muito em Ricardo e Emanuel. Fazer parte disso é a concretização de trabalho e dedicação”, disse Rafael.

Os oito times do classificatório se juntam aos 16 do ranking para a fase de grupos. Já estavam garantidos Evandro/André (RJ/ES), Guto/Vitor Felipe (RJ/PB), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Harley/Jeremy (DF/RJ), Moisés/Ferramenta (BA/RJ), Lipe/Fábio Bastos (CE), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ), Vinicius/Luciano (ES), Eduardo Davi/Ricardo (PR/BA), Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB) e Averaldo/Bernardo Lima (TO/CE).

Após quatro etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) lideram o ranking geral da temporada 2017/2018 com 1.400 pontos conquistados, mas são seguidos de perto por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), com 1.280. No feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) lideram com 1.520 pontos, seguidas por Ágatha/Duda (PR/SE), com 1.360 pontos.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE) e agora João Pessoa (PB),o torneio irá a Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

Mais em Vôlei de Praia