Siga o OTD

Vôlei de Praia

Campeão olímpico Bruno Schmidt anuncia aposentadoria

Campeão olímpico e mundial de vôlei de praia, Bruno Schmidt anunciou sua aposentadoria das areias

Bruno Schmidt - vôlei de praia Tóquio 2020
(Foto: Wander Roberto/COB)

Bruno Schmidt, campeão olímpico de vôlei de praia na Rio-2016, anunciou a aposentadoria das quadras neste domingo (22) em uma entrevista ao Esporte Espetacular, na TV Globo. Além do ouro nos Jogos Olímpicos, o brasileiro se aposenta com dois títulos mundiais – um adulto e um no sub-21. Bruno também foi eleito quatro vezes (de 2013 a 2016) como o melhor defensor do mundo pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

+ Luisa Stefani e Rafael Matos avançam às quartas de final do Australian Open

“Não foi de ontem para hoje. É uma decisão que venho tomando desde quando comecei a sentir uma queda na minha performance. Não me vejo mais como atleta de alto rendimento, jogando como eu jogava lá atrás em 2016. Chegou o momento para mim”, disse o campeão olímpico e mundial na entrevista.

Bruno Oscar Schmidt começou na quadra, mas migrou para o vôlei de praia na adolescência. Sua primeira grande competição foi o Mundial Sub-21 de 2005 no Rio de Janeiro, onde terminou na nona colocação, ao lado de Vinícius Almeida. Em seguida, em 2006, Bruno jogou a competição novamente, com Pedro Solberg, conseguindo a medalha de ouro.

Parceria dourada com Alison

O maior momento da carreira de Bruno Schmidt veio no ciclo olímpico da Rio-2016. Em 2014, o atleta deu início a uma parceria de sucesso com Alison Cerutti, que rendeu ouro nos Jogos Sul-Americanos, título do Circuito Mundial e do Campeonato Mundial de 2015 em Haia, na Holanda.

Bruno Schmidt e Alisson choram ao receber a medalha de ouro
Alison e Bruno no pódio da Rio-2016 (Foto: Danilo Borges/Ministério do Esporte)

Após o título mundial, a dupla chegou como uma das favoritas nos Jogos Olímpicos em 2016. Em uma arena lotada, na Praia de Copacabana, Bruno e Alison derrotaram os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo na final para conquistar a medalha de ouro na frente da torcida brasileira.

Batalha contra a Covid-19

No ciclo olímpico seguinte, Bruno Schmidt fez parceria com Evandro a partir de 2019, conseguindo a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas antes da Olimpíada, o brasileiro travou uma dura batalha contra a Covid-19, ficando internado por cinco dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após se recuperar, o atleta foi para Tóquio, sendo eliminado nas oitavas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bruno Schmidt/Saymon bronze Elite 16 de Gstaad
Bruno Schmidt e Saymon no Mundial de 2022 (Foto: FIVB)

Em seu último Mundial, em 2022, Bruno Schmidt jogou ao lado de Saymon. A dupla brasileira conseguiu quatro vitórias até perder um duelo nacional contra André/George nas quartas de final.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei de Praia