Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duda e Ana Patrícia buscam o bronze do Elite de Paris

Em jogão, Duda/Ana Patrícia perdem para dupla da Letônia na semifinal e vão disputar o bronze do Elite 16 de Paris.

Duda e Ana Patrícia Elite 16 de Paris
(Foto: Volleyball World)

Duda e Ana Patrícia disputaram a semifinal do Elite 16 de Paris, etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia na tarde deste sábado (1º). Jogando contra a dupla da da Letônia Samoilova/Graudina, as brasileiras começaram perdendo, levaram a partida para o tie break, mas perderam três match points e viram as letãs conquistarem a vaga para final.

+ Brasil bate China de virada no Mundial de vôlei feminino

No primeiro set, Duda e Ana Patrícia começaram errando bastante e as letãs souberam aproveitar bem o mal momento das brasileiras e fecharam a parcial em 17 a 21. A reação do Brasil veio no segundo set. Com o saque ajustado, a dupla brasileira dominou e empatou o jogo com um 21 a 17.

No tie break, Duda/Ana Patrícia e Samoilova/Graudina fizeram um set espetacular. As brasileiras fizeram de cara um 4 a 1, mas as letãs correram atrás do resultado e viraram. Na reta final, Duda e Ana reviraram o jogo novamente e tiveram três chances seguidas de garantir a vaga na final. Contudo, com sangue frio, as rivais salvaram os match points e fecharam na primeira oportunidade com um 15 a 17.

“Sempre é um jogo difícil. O que aconteceu hoje é o que a gente já esperava. Elas queriam muito estar nessa final. Nunca haviam nos vencido e sabíamos que viriam com essa sede. Acho que fisicamente, eu senti um pouco. Ainda estou retomando tudo que perdi por conta da lesão”, avaliou Ana Patrícia.

Anteriormente, na fase de grupos do Elite 16 de Paris, Duda e Ana Patrícia já haviam enfrentado a Samoilova e Graudina. Na ocasião, as brasileiras levaram a melhor vencendo a dupla da Letônia no tie break por 2 sets a 1 (21/11, 14/21 e 15/11). Agora, Duda/Ana Patrícia joga amanhã, às 7h30, contra Flint/Cheng, dos Estados Unidos, na disputa pelo terceiro lugar.

Quartas

Nas quartas de final, as brasileiras Duda e Ana Patrícia derrotaram as norte-americanas Nuss/Kloth por 2 sets a 1 (21/17, 22/24 e 15/12), na manhã deste sábado (01), e se classificaram para a semifinal do Elite 16 de Paris, etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia.

Atuais campeãs mundiais, Duda e Ana Patrícia tiveram um desempenho perfeito na primeira fase do torneio, vencendo seus três jogos. Como bem dizem, no mata-mata a história é outra. Enfrentando Nuss/Kloth nas quartas de final, as brasileiras sofreram, mas venceram. Elas ganharam o primeiro set por 21/17, precisaram o segundo por 24/22 e precisaram disputar o tie-break, onde saíram vitoriosas em 15/12.

“Nós ficamos felizes com a vitória. No final do segundo set, cometi alguns erros que nos prejudicaram e levaram o jogo ao terceiro set. Mas de forma geral, acho que foi um bom jogo. É muito bom estarmos vivenciando esses momentos. Estou voltando de lesão, ainda é algo difícil. Foi um processo um pouco doloroso e só agora estou voltando a fazer as coisas com certa normalidade”, disse Ana Patrícia.

Garantidas nas semifinais, as brasileiras agora enfrentarão Samoilova/Graudina, da Letônia. As duas duplas se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos e Duda/Ana Patrícia levou a melhor, com vitória por 2 a 1, em 21/11, 14/21 e 15/11. O duelo acontecerá neste sábado (01), às 16h15, no horário de Brasília. A final e disputa pelo bronze acontecerão no domingo (02).

Derrota

Se o dia foi bom para as campeãs mundiais, o mesmo não se pode dizer para Bárbara Seixas/Carol Solberg. Líder do ranking mundial, a dupla foi derrotada pelas norte-americanas Flint/Cheng, por 2 sets a 1 (21/14, 20/22 e 15/9), nas quartas de final do Elite 16 de Paris. Eliminadas, as brasileiras embarcam para o Paraguai, onde participa dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Duda e Ana Patrícia também estarão presentes no evento multi-esportivo.

Em Roland Garros

Roland Garros vôlei de praia
(Foto: Reprodução/FIVB)

Mesmo sendo um evento de vôlei de praia, o Elite 16 de Paris acontece na complexo de Roland Garros, que recebe o tradicional torneio do circuito de tênis. As brasileiras ficaram impressionadas com a estrutura do local e renderam elogios ao espaço.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Me surpreendeu e muito. Eu pensava que Roland Garros era apenas um torneio, não sabia que existia essa estrutura toda. Acho que se ficarmos um mês aqui, não conseguiremos conhecer todos os espaços. É realmente surpreendente a atmosfera, isso dá um brilho a mais para o torneio. Tudo tem sido muito especial”, brincou Ana.

Mais em Vôlei de Praia