Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oito duplas superam qualificatório masculino em Maceió

Luan e Pablo, etapa de maceió do circuito brasileiro de vôlei de praia
Luan e Pablo formam uma das duplas classificadas para a fase de grupos da etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Renan Rodrigues/CBV)

A fase de grupos do torneio masculino na etapa Maceió (AL) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2019/2020 foi definida nesta quarta-feira (12.02), após disputa de 36 jogos pelo qualificatório. As disputas preliminares distribuíram as últimas oito vagas aos times que estavam fora do ranking de entradas. As partidas ocorrem na arena montada na Praia da Pajuçara, com entrada franca até domingo (16.02).

Os jogos da fase de grupos são exibidos ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e as finais exibidas exclusivamente pelos canais SporTV. Em Maceió (AL), 32 times lutaram pelas vagas no qualificatório em rodadas eliminatórias diretas até restarem somente oito duplas.

CLASSIFICADOS

Avançaram Adelmo/Moisés (BA), Miguel/Jefferson (MS/CE), Lipe/Rafa (CE/PR), Pablo/Luan (MA/RN), Pedro Resende/Gabriel Santiago (PB/DF), Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE), Rafael/Renato (PB) e Lázaro/Matheus (GO/SE), completando as seis chaves, juntos dos times que já estavam classificados pelo ranking de entradas (veja todos os duelos abaixo).

Garantindo a vaga com uma vitória difícil por 2 sets a 1 sobre Léo Gomes/Igor Borges (RJ), que estavam acima na posição no ranking, Miguel (MS) destacou a força do Circuito Brasileiro e o bom entrosamento com o parceiro Jefferson.

“Léo e Igor formam um time forte, entrosado, sabíamos que seria um jogo de ponto a ponto, provavelmente decidido no tie-break, como foi. Mas estamos crescendo também, é a terceira etapa que disputamos juntos após retomar essa parceria, temos uma sincronicidade forte. Isso ajuda muito. Temos uma diferença de idade grande, tenho quase o dobro da idade dele, tento passar um pouco de experiência. Mas trabalhamos muito forte a parte física, são quase quatro anos jogando juntos entre idas e vindas, essa amizade também fortalece nosso time. Amanhã é uma nova história, um novo torneio e queremos ir com tudo”, disse Miguel.

DUPLA ESTREANTE

Quem também celebrou a vaga foi Luan, que se juntou a Pablo pela primeira vez na etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. O atleta que representa o Rio Grande do Norte avançou pela segunda vez na atual temporada à fase principal de uma etapa do Open.

“Pablo e eu nos juntamos recentemente, somos uma parceria relativamente baixa, nenhum de nós tem mais de 1.90m, mas nosso conjunto prevaleceu muito dentro de quadra. Tivemos muito volume, sempre nos comunicando, ajudando muito um ao outro. Sempre jogamos contra, mas nos juntamos aqui em Maceió pela primeira vez e deu certo. Pablo jogou muito bem, sacou demais. Vencer um time como Álvaro Andrade e Márcio Gaudie só engrandece nossa dupla. Vamos descansar e nos preparar para os jogos da fase principal”, declarou.

FASE DE GRUPOS TERÁ 24 DUPLAS

As 24 equipes classificadas (16 pelo ranking e oito do qualificatório) são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de vôlei de praia segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Os times já garantidos pelo ranking são Alison/Álvaro Filho (ES/PB), André Stein/George (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Pedro Solberg/Guto (RJ), Thiago/Oscar (SC/RJ), Arthur Silva/Adrielson (MS/PR), Saymon/Arthur Lanci (MS/PR), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Felipe Cavazin/Anderson Melo (PR/RJ), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Fernandão/Harley (ES/DF), Jô/Bruno de Paula (PB/AM) e Averaldo/Marcus Carvalhaes (TO/RJ).

OUTRAS ETAPAS

A abertura da temporada 19/20 do vôlei de praia nacional aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

FASE DE GRUPOS – TORNEIO MASCULINO

Grupo A
Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Pablo/Luan (MA/RN) – 9h40
Felipe Cavazin/Anderson (PR/RJ) x Bernardo Lima/Ramon – 9h40

Grupo B
André Stein/George (ES/PB) x Jefferson/Miguel (MS/CE) – 11h20
Luciano/Léo Vieira (ES/DF) x Fernandão/Harley (ES/DF) – 11h20

Grupo C
Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Pedro Resende/Gabriel (PB/DF) – 10h30
Eduardo Davi/Matheus Maia (PR/RJ) x Jô/Bruno de Paula (PB/AM) – 10h30

Grupo D
Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB) x Rafael/Renato (PB) – 9h40
Hevaldo/Vinicius (CE/ES) x Averaldo/Marcus (TO/RJ) – 9h40

Grupo E
Pedro Solberg/Guto (RJ) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) – 10h30
Saymon/Arthur Lanci (MS/PR) x Adelmo/Moisés (BA) – 10h30

Grupo F
Oscar/Thiago (RJ/SC) x Lázaro Lyan/Matheus (GO/SE) – 11h20
Adrielson/Arthur Silva (PR/MS) x Lipe/Rafa (CE/PR) – 11h20

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia