Siga o OTD

Vôlei

Brasil treina no ginásio da fase final da Liga das Nações

Divulgação/CBV

Após aclimatação no Japão, Seleção Brasileira feminina treinou no ginásio da fase final da Liga das Nações feminina, na China

A seleção brasileira feminina de vôlei fez, nesta segunda-feira (25.06), o primeiro treino no Nanjing Olympic Sports Centre, o palco da Fase Final da Liga das Nações 2018. A equipe do treinador José Roberto Guimarães estreará na etapa decisiva às 8h15 desta quinta-feira (28.06) contra a Holanda.

O palco da decisão da Liga das Nações é marcante para muitas das jogadoras da atual seleção feminina de vôlei. No ano passado, o local recebeu a Fase Final do Grand Prix e o Brasil ficou com o título ao superar a Itália na decisão por 3 sets a 2. Do atual grupo brasileiro, 12 jogadoras fizeram parte da conquista de 2017, as levantadoras Roberta e Macris, as opostas Tandara e Monique, as ponteiras Amanda e Rosamaria, as centrais Bia, Adenízia, Carol e Mara e as líberos Suelen e Gabiru.

A oposta Tandara comentou sobre as recordações com o palco da Fase Final da Liga das Nações.

“Temos lembranças muito boas desse ginásio pela história que construímos no ano passado. Saímos daqui com o título do último Grand Prix e isso é motivo de alegria para nosso time. Esse fator dá ainda mais força para nosso grupo. Espero que esse local continue trazendo conquistas para o Brasil”, disse Tandara, que ainda falou sobre a expectativa para a etapa decisiva da competição.

“Tivemos um jogo bem difícil contra a Holanda na terceira etapa, mas conseguimos a vitória por 3 sets a 1. É um adversário que precisamos ter muita cautela e cuidado. Acredito que vamos precisar jogar muito bem taticamente. Teremos que fazer o que estudamos. O jogo com a China também será muito duro. Precisaremos de muita concentração para fazermos bons jogos nessa Fase Final”, afirmou Tandara.

Na Fase Final, as cinco seleções melhores classificadas na etapa classificatória (Estados Unidos, Sérvia, Brasil, Holanda e Turquia) e a China (país sede) foram divididas em dois grupos de três. O grupo A é formado por Brasil, Holanda e China enquanto a chave B tem Estados Unidos, Sérvia e Turquia. As equipes se enfrentarão dentro dos seus grupos e as duas mais bem classificadas avançarão às semifinais.

A competição 

A Liga das Nações acontece pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix, onde o Brasil é o maior vencedor, com 12 títulos, e atual campeão. Agora, com novo nome e formato, a competição tem 16 equipes na disputa pelo título.

A cada semana foram formados quatro grupos com quatro seleções cada, definidos em sorteio. Todos as equipes se enfrentaram antes da fase decisiva. Ao fim da fase classificatória, as cinco equipes mais bem classificadas avançaram à Fase Final, que conta ainda com a China, país sede. A Fase Final acontecerá de 27 de junho a 1º de julho.

FASE FINAL

Nanjing (China)
28.06 – Brasil x Holanda – 8h15
29.06 – Brasil x China – 9h30

Mais em Vôlei