Siga o OTD

Vôlei

 

Bloqueio garante bicampeonato mundial para a Itália no vôlei



Itália faz cinco pontos seguidos de bloqueio no tiebreak para vencer a Turquia na final do Mundial de Vôlei Feminino



Itália comemora ponto contra Turquia no Mundial de Vôlei feminino
(Foto: Volleyball World)

A Itália segue dominando o voleibol feminino internacional. Com a 36ª vitória seguida, a seleção italiana venceu a Turquia por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 13/25, 26/24, 19/25 e 15/8. Melissa Vargas até tentou dar o título para a seleção turca. Mas a Itália emendou cinco pontos seguidos de bloqueio no tiebreak para garantir o bicampeonato mundial (2002 e 2025).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O jogo começou equilibrado, com um primeiro set disputado ponto a ponto. Mas nos momentos finais, a Itália foi melhor e garantiu a vitória por 25 a 22 na primeira parcial. Mas no set seguinte, só deu Turquia. As turcas mostraram uma grande efetividade no ataque, com destaque para a oposta Melissa Vargas. Mas a levantadora Ozbay também fez uma boa distribuição, utilizando bastante a ponteira Karakurt e a central Eda Erdem, para dominar o set: 25 a 13.

No meio do jogo, a Itália parecia estar cansada, após a longa batalha contra o Brasil na semifinal. Quem estava bem no terceiro set era a oposta Paola Egonu. A oposta fez uma grande parcial e praticamente carregou a Itália que fez um 26 a 24 para ficar em vantagem. Mas não é só na seleção italiana que tem oposta boa. Do outro lado, Melissa Vargas cresceu no quarto set, mandando bombas indefensáveis no ataque e também no saque. Com o desempenho nos quatro primeiros sets da partida, ela ultrapassou Gabi Guimarães e se tornou a maior pontuadora do Campeonato Mundial.

Tiebreak emocionante

O tiebreak começou parelho. Melissa Vargas dominava as ações ofensivas da Turquia, mas o time também cometia erros. Do lado da Itália, Egonu não conseguia virar bolas. Então, Julio Velasco colocou Antropova em quadra. A troca de opostas deu certo. Quem também estava bem no quinto set era a ponteira Myriam Sylla, pontuando no ataque e no bloqueio na parcial decisiva. Com cinco bloqueios seguidos, a Itália disparou no placar e garantiu a vitória por 15 a 8.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei