Siga o OTD

Vôlei

Brasil domina EUA e garante vaga na semi do Mundial sub-19

Com boa distribuição de Isis, Brasil vence Estados Unidos por 3 a 0 e avança para a semifinal do Mundial sub-21

Helena, Gabi Carneiro e Luzia representam o Brasil no Mundial sub-21 de vôlei feminino contra os Estados Unidos
(Foto: FIVB)

O Brasil está na semifinal do Mundial sub-21 de vôlei feminino! A equipe comandada pelo técnico Wagão conseguiu a classificação depois de bater os Estados Unidos de forma dominante, por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/22), na madrugada desta quarta-feira (23), em Aguascalientes, no México. A seleção verde-amarela ainda jogará contra a Itália valendo a liderança do grupo na segunda fase da competição.

Assim como aconteceu na abertura da segunda fase, quando venceu a Turquia sofrendo apenas 49 pontos, o Brasil foi arrasador contra os Estados Unidos. A seleção abriu vantagem nos três sets e conseguiu vencê-los com relativa folga, em 25/19, 25/18 e 25/22. O Brasil teve destaques nos bloqueios e nos saques, anotando dez pontos e sete, respectivamente, contra oito e quatro dos Estados Unidos. Foram 42 pontos de ataque das brasileiras, enquanto as estadunidenses marcaram 28.

A levantadora Isis fez uma boa distribuição do jogo e, assim, três jogadoras marcaram mais de dez pontos. A ponteira Helena foi a maior pontuadora da partida, com 14 acertos. A oposta Gabi Carneiro anotou 13 pontos, enquanto a central Julliana Gandra marcou 12. Aline Segato fez oito, enquanto Luzia teve sete pontos. Pelo lado dos Estados Unidos, Elizabeth Andrew marcou oito pontos, sendo sete de ataque.

Situação no Mundial

Com a vitória, o Brasil garantiu classificação para a semifinal do Mundial sub-21 de vôlei feminino. A equipe chegou a duas vitórias em dois jogos na segunda fase, mesma campanha da Itália, e dessa forma assegurou um lugar entre as duas melhores seleções do grupo F. As brasileiras jogarão contra as italianas nesta quarta-feira (23), às 20h (horário de Brasília), para definição do primeiro lugar da chave.

Além de Brasil e Itália, a China é outro país já garantido na semifinal do Mundial. A última vaga em disputa no grupo E está entre Japão e Sérvia. As semifinais acontecerão na sexta-feira (25), enquanto a final está marcada para o sábado (26). O Brasil busca seu sétimo título da competição, o primeiro após 16 anos. A Itália é atual campeã mundial da categoria.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei