Siga o OTD

Vôlei

Seleção inicia bem caminhada rumo ao título inédito do Mundial

Seleção derrotou a República Tcheca sem maiores dificuldades na partida que abriu o Grupo D da competição. China, Argentina, Colômbia e Japão completam a chave do Brasil

Gabi Guimarães brasil seleção brasileira vôlei mundial de vôlei feminino república tcheca
(FIVB)

Em busca da conquista do inédito título, o Brasil estreou com vitória no Mundial de Vôlei feminino na tarde deste sábado (24). A seleção vice-campeã da Liga das Nações despachou a República Tcheca por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/16, 22/25 e 25/18 em Arnhem, na Holanda. O Brasil está no Grupo D ao lado de China, Japão, Colômbia, Argentina, além da República Tcheca. São quatro grupos de seis equipes, com todos jogando contra todos em turno único dentro da chave. Avançam para as oitavas de final os quatro primeiros colocados.

Gabi Guimarães foi o nome do Brasil na partida anotando 24 pontos. Carol Gattaz, do alto dos seus 41 anos, contribuiu com mais 10, sendo quatro deles no bloqueio. Kisy marcou 16, três no bloque, e Pri Daroit somou mais 11. O duelo da seleção brasileira contra as tchecas abriu o Grupo D do Mundial de Vôlei feminino. A primeira rodada teria ainda neste sábado China contra Argentina e Japão versus Colômbia. As argentinas, por sinal, serão as próximas adversárias das brasileiras em clássico marcado para às 13h30 desta segunda-feira (26), novamente em Arnhem. Além da Holanda, o torneio é sediado pela Polônia.

Kisy brasil seleção brasileira vôlei mundial de vôlei feminino república tcheca
Kisy fez 16 pontos, sendo 13 no ataque (FIVB)

Domínio completo

+ Acompanhe ao vivo a todos os jogos do Mundial

A seleção mandou no marcador desde o começo no primeiro set e tentou desgarrar algumas vezes, mas a República Tcheca sempre conseguia buscar. A partir do 16 a 16, o Brasil voltou a colocar pressão e abriu quatro no 20 a 16 sem dar mais margem para reação. O segundo set começou parecido com o primeiro, porém desta vez as comandadas de José Roberto Guimarães deslancharam mais cedo e logo impuseram um 12 a 7. De lá até o fim a distância só cresceu até o 2 a 0.

Escorregão

A terceira parcial parecia que seguiria o mesmo roteiro com a seleção logo fezendo 10 a 6. A República Tcheca, entretanto, reagiu e desta vez pra valer. Assumiu o comando do marcador pela primeira vez no duelo no 15 a 14, tomou a virada, revirou e chegou e marcou três vezes seguidas para fazer 24 a 21 antes de fechar. A reação europeia acabou por ali. No quarto set o Brasil retomou as rédeas da partida, chegou a fazer 19 a 12 e não deu margem para um eventual tie-break.

Pri Daroit brasil seleção brasileira vôlei mundial de vôlei feminino república tcheca
Bloque brasileiro marcou 13 pontos (FIVB)

Título inédito

+ Confira a tabela do Mundial de vôlei feminino

Sob o comando de José Roberto Guimarães há quase duas décadas, a seleção brasileira ganhou muita coisa, inclusive dois ouros olímpicos, mas o Mundial ainda falta. O país foi medalhista em três das quatro últimas edições: prata em 2006 e 2010 e bronze em 2014. A última participação, no entanto, foi decepcionante. Terminou em sétimo lugar há quatro anos.

De lá para cá, coleciona bons resultados. Foram quatro medalhas de prata: nos Jogos Olímpicos de Tóquio do ano passado e na Liga das Nações de 2019, 2021 e 2022. O elenco do Mundial de vôlei feminino agora tem as levantadoras Macris e Roberta, as opostas Kisy e Lorenne, as ponteiras Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara, as centrais Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena, as líberos Nyeme e Natinha.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei