Siga o OTD

Vôlei

Recuperado, Lucão reforça Brasil na fase final da Liga das Nações

Campeão olímpico havia sofrido uma lesão na panturrilha. Equipe de Renan Dal Zotto encara os Estados Unidos por uma vaga na semifinal nesta quarta-feira

Lucão vôlei masculino Liga das Nações de Mundial vôlei masculino
(FIVB)

Após três semanas em tratamento intensivo na panturrilha direita, o experiente central Lucão está de volta. O atleta de 36 anos reforça a seleção masculina na disputa da fase final da Liga das Nações de vôlei. Atual campeão da competição, o Brasil encara os Estados Unidos por uma vaga na semifinal na quarta-feira (20), às 13h pelo horário de Brasília). A etapa decisiva do campeonato será disputada toda em Bolonha, na Itália.

“Eu estou voltando. Fiz meu primeiro coletivo na semana passada, em Portugal. Espero colaborar com a minha experiência. O time está organizado, entrosado e jogando bem, mas vou ajudar como puder para chegarmos a este bicampeonato da Liga das Nações”, disse Lucão. “Desde que senti a lesão, pedi à comissão técnica para ficar com o grupo, me tratando com o Matheus (dos Santos, fisioterapeuta da seleção masculina), que eu conheço há 15 anos. Sei da capacidade dele e o que fizemos em outros momentos de lesões similares”, acrescentou o central.

Experiência e títulos

Com a seleção brasileira de vôlei desde 2006, Lucão é campeão olímpico na Rio-2016, vice em Londres-2012, Campeão Mundial em 2010, da Copa do Mundo em 2019 e que estava na campanha do ouro ano passado na Liga das Nações. Como se não bastasse, ele ainda tem duas Ligas Mundiais, dois Sul-Americanos e diversas outras conquistas e medalhas. “Estamos muito focados nessa fase final. Os títulos que já conquistamos ficam no passado. As medalhas nós deixamos em casa. Estamos sempre em busca de vitórias, de um lugar no pódio. Eu trabalho muito isso no dia a dia: temos que viver o presente e ganhar o máximo possível.”

Hora do troco

Na primeira etapa da Liga das Nações, em Brasília, os Estados Unidos levaram a melhor sobre o Brasil por 3 a 1, mas Lucão lembra que o momento é bem diferente. “Nosso time evoluiu muito. Outros atletas chegaram ao grupo e tivemos o retorno do Leal e do Lucarelli. Nosso time cresceu no volume de jogo e na virada de bola. A evolução foi grande, mostramos mais consistência e vamos seguir nesta direção”, disse o atleta. “Para enfrentar os Estados Unidos é preciso paciência, já que eles têm muito volume de saque e bloqueio. Temos que entender os momentos do jogo, saber quando eles vão nos colocar em dificuldade e atuar da mesma forma. É um time muito bem estruturado tecnicamente, tem uma leitura de jogo muito boa, mas temos condições de vencê-los.”

O técnico Renan Dal Zotto destacou a importância do retorno de Lucão ao time para a fase decisiva da Liga das Nações de vôlei masculino. “O Lucão é um cara importantíssimo para o grupo. Ele está pronto para jogar. Temos ainda tempo para ajustar algumas coisas, mas ele está recuperado e é o tipo de jogador que cresce bastante nestes momentos importantes de decisão.” Além do central, para a etapa final da competição, a seleção masculina conta com os levantadores Bruninho e Cachopa; os centrais Isac, Flávio e Aracaju; os líberos Thales e Maique; os ponteiros Lucarelli, Adriano, Rodriguinho e Honorato; o ponteiro/oposto Leal; e o oposto Darlan.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Vôlei