Siga o OTD

Vôlei

FIVB assume erro e diz que Leal só poderá jogar em 2019

Divulgação

FIVB alega erro administrativo e diz que Leal só pode jogar pela Seleção Brasileira a partir de abril de 2019.

Após anunciar ontem que o ponteiro cubano Yoandy Leal, do Sada Cruzeiro, havia sido liberado para atuar pela Seleção Brasileira a partir de março de 2018, a FIVB declarou nesta quarta-feira que, devido a um erro administrativo, a data foi lançada de maneira incorreta. Sendo assim, a data para que Leal possa atuar continua sendo de dois anos após o recebimento de todos os documentos enviados da federação cubana para a FIVB. Como isso ocorreu em abril de 2017, o atleta só poderá atuar em jogos amistosos ou competitivos a partir de abril de 2019.

Confira a nota da entidade na íntegra, traduzida para o portugês:

A FIVB deseja esclarecer que devido a um erro administrativo, foi afirmado erroneamente que o jogador de voleibol do Cruzeiro, o Sr. Yoandry Leal Hidalgo, poderia representar o Brasil a partir de 3 de março de 2018.

Na realidade, o Sr. Yoandry Leal Hidalgo não poderá representar o Brasil – em competições internacionais (incluindo jogos não competitivos) – até 29 de abril de 2019, de acordo com o Artigo 5.5.2 do Regulamento Esportivo da FIVB, que estabelece que:

“No entanto, se o jogador jogou anteriormente para outra equipe nacional, ele será elegível para jogar para uma equipe nacional da nova Federação somente após dois (2) anos consecutivos. O período de dois anos começa a partir do dia em que o FIVB recebe o arquivo de inscrição completo, contendo todos os documentos necessários”, foi transcrito do regulamento.

Após a apresentação de um pedido incompleto em 3 de março de 2016, a Federação de Origem do Sr. Leal, Cuba, apresentou um pedido completo em 30 de abril de 2017. Isso foi aprovado formalmente pelo Comitê Executivo da FIVB durante sua reunião em Marrakech em 4 de maio de 2017.

O período de dois anos para o Sr. Leal começou em 30 de abril de 2017 e terminará em 29 de abril de 2019. Ele só estará disponível para a seleção brasileira a partir de 30 de abril de 2019.

A FIVB oferece suas sinceras desculpas ao CBV e ao Sr. Leal por este erro administrativo e por qualquer inconveniente causado.

O erro pegou a todos de surpresa, já que ontem o técnico Renan dal Zotto chegou a ligar para Leal para celebrar o fato.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei