Siga o OTD

Vôlei

Próxima do Barueri, Thaisa projeta volta às quadras em dezembro

Após cirurgia, Thaisa treina para volta às quadras em dezembro.
Divulgação/IEE

Para resgatar habilidades e voltar ao vôlei, Thaisa treina com Zé Elias no centro esportivo, em São Paulo

Depois de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, realizada em 6 de junho, a bicampeã olímpica Thaisa inicia uma nova etapa do tratamento com o Prof. José Elias de Proença, preparador físico da seleção brasileira de vôlei e bicampeão olímpico.

Em recuperação, a atleta está em negociação com o Barueri – que recentemente contratou outra bicampeã olímpica, Jaqueline. Apesar de possuir contrato até o fim da temporada com o Eczacibasi Vitra, da Turquia, Thaisa foi liberada para se tratar no Brasil. Aproveitando, segue em recuperação para garantir a participação – mesmo que por empréstimo – na Superliga 2017/18. O anúncio oficial deve ser divulgado nos próximos dias.

Thaisa revelou que na primeira parte do processo de recuperação, precisou ficar em repouso total, sem poder pisar no chão. “A pior parte para mim foi essa, porque eu não podia fazer absolutamente nada por três meses”, relembrou a atleta. Após esse período, Thaisa retomou alguns exercícios de musculação e, em seguida, o treinamento funcional no Centro de Treinamento Dois Andares, sob a supervisão de José Elias, com o objetivo de ganhar força e devolver a função para um possível retorno às quadras em dezembro.

Após quatro meses da cirurgia, já é possível ver uma grande melhora na recuperação da atleta. “Estou andando normal, subindo e descendo escada normal. Descer era impossível, eu não conseguia. Consigo sentar e levantar. Fazer coisas normais do dia a dia que estavam muito difíceis, que eu não conseguia fazer. Eu estava totalmente limitada”, ressaltou.

Como a previsão para Thaisa voltar a atuar é em dezembro, para que a recuperação ocorra rapidamente, a atleta está treinando todos os dias da semana com acompanhamento de seu personal trainer, Denis Nascimento. Além disso, está realizando o treinamento funcional duas vezes por semana com José Elias e passando por fisioterapia com o profissional Fernando Fernandes, que também é da Seleção Brasileira de Vôlei.

Sobre a importância do resgate das habilidades funcionais, José Elias explica que o treino tem relação com a forma como cada um se relaciona com o mundo e, no caso da Thaisa, com o mundo do vôlei. “Para reaprender a equilibrar em uma perna só, você tem que acionar musculatura para que fique em pé, se não você cai. Se ela está com a perna direita respondendo bem e com a perna esquerda, não tão bem, a gente tem que ir dando exercícios para igualar”, explicou.

A cirurgia

O histórico de lesões de Thaisa começou em 2015, quando ela passou por intervenções nos tendões dos dois joelhos. A recuperação foi rápida e logo voltou às quadras. Em janeiro de 2017, recebeu o diagnóstico de uma lesão na cartilagem e no menisco do joelho esquerdo, mas continuou jogando em Istambul. Para compensar a dor, acabou forçando o lado direito, o que resultou em uma torção com luxação no tornozelo direito durante um jogo pelo Eczacibasi.

“Na cirurgia, quando abriu o joelho que deu para ver que estava muito ruim. O menisco estava praticamente um pedaço para cada lado, desprendeu do osso, estava aquela coisa toda destruída, retalhada. E a cartilagem estava com mais de dois centímetros de buraco”, detalhou Thaisa.

A atleta explicou que foi necessário fazer um transplante de cartilagem e sutura no menisco. “Não é comum esse tipo de cirurgia, porque na situação do meu menisco provavelmente eles teriam tirado fora, mas para mim se tirar acabou, não tem como jogar. Então se tentou ao máximo preservar, mas foi bem complicado”, finalizou.

Mais em Vôlei