Siga o OTD

Vôlei

Facundo Conte utiliza slackline para manter físico em dia

Preparador físico do time mineiro explica que atividade é excelente para manter os pés estruturados e inteligentes

Facundo Conte slackline Sada Cruzeiro
Há duas temporadas no clube mineiro, Facundo Conte é um dos destaques da equipe (Instagram/sadacruzeiro)

Um dos grandes nomes do elenco do Sada Cruzeiro, o argentino Facundo Conte tem praticado atividades além do vôlei para se manter ativo durante este período de quarentena. Vivendo no nordeste brasileiro, na casa da sua namorada, o ponteiro aproveita o período para intensificar e atividade física ao ar livre com uma prática diferente: o slackline.

“A possibilidade de fazer exercícios ao ar livre é muito interessante, aproveito para ficar mais perto da natureza e isso me faz muito bem. Tenho usado bastante o slackline como preparação, para mexer todo o corpo e ganhar estabilidade, tentando melhorar as condições para a pré-temporada. O objetivo é ter o corpo bem condicionado com exercícios de estabilidade, força, de estímulo aeróbico, para quando pudermos voltar a treinar”, explicou Facundo Conte.

Ainda sem conseguir retomar os treinamentos normais, o Sada Cruzeiro tem realizado uma prévia da pré-temporada, como está sendo chamado período de treinamentos à distância do elenco azul. Já na terceira semana desse processo, os atletas realizam atividades diárias visando a retomada do trabalho físico enquanto ainda não é possível reunir todo o grupo presencialmente devido à pandemia da Covid-19.

+ Vôlei Renata mantém argentino e Chipre terá dois brasileiros

Com trabalhos sendo feito sob a orientação da comissão técnica do comandante Marcelo Mendez, os jogadores atuam de acordo com os recursos disponíveis em suas localidades espalhadas pelo Brasil – e até em Cuba, como é o caso de López.

Pé estruturado e inteligente

Para Fábio Correia, preparador físico cruzeirense, o slackline praticado por Facundo Conte é um exemplo de atividade extra excelente nesse sentido. O profissional dá detalhes de benefícios que este tipo de exercício pode garantir ao atleta e recorda que já utilizou a modalidade durante outras pré-temporadas do Sada Cruzeiro.

“Uma das principais preocupações nesse retorno dos atletas é a estrutura do pé. O jogador de vôlei precisa ter um pé estruturado e inteligente para perceber as ações que ele está fazendo. Para isso, realizamos atividades que todos os jogadores estão fazendo conforme orientação que passei a eles por vídeo, utilizando bolinhas, toalhas, degraus. E esportes como o slackline são excelentes. Nós já tivemos a oportunidade de trabalhar isso aqui no time em outras pré-temporadas e foi muito positivo”, analisou Correia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Após duas semanas da nossa retomada, continuamos fornecendo material e dando mais opções de trabalho para os atletas realizarem nas suas cidades. Assim, eles conseguirão se apresentar numa condição física melhor e, quando a pré-temporada começar presencialmente, não partiremos do zero como acontece normalmente”, explicou o preparador físico cruzeirense.

Mais em Vôlei