Siga o OTD

Vôlei

China atropela Brasil na fase final do Grand Prix

FIVB

A seleção brasileira feminina não começou bem a Fase Final do Grand Prix. Nesta quarta-feira (02), em Nanjing, no primeiro desafio, o Brasil perdeu para a China por 3 sets a 0 (25 a 22; 25 a 17 e 29 a 27). A Seleção volta à quadra nesta quinta-feira (03), contra a Holanda, às 8h30.

+ VEJA TABELA COMPLETA DO GRAND PRIX DE VÔLEI FEMININO

“Quando falta um pouco de lucidez a gente sabe que não era aquilo que tinha que acontecer. Muitas vezes tínhamos o alvo na frente e deixamos a líbero tocar na bola. A gente treinou muito para que isso não acontecesse e daí a gente perde a paciência. Não pode perder a lucidez. A gente conseguiu igualar o jogo no primeiro e no terceiro set. Tivemos a chance de poder fechar. Aprender com esses erros, entender porque eles acontecem. Estamos batendo nessa tecla do passe, da defesa, tem que acontecer mais. Se a gente melhorar nesses dois quesitos, vamos evoluir e jogar de igual para igual. Se isso tivesse funcionado teríamos igualado mais o jogo”, pontuou José Roberto Guimarães ao Sportv.

Foto: FIVB

O jogo já começou mostrando rivalidade e logo na primeira jogada as chinesas pediram desafio e saíram na frente. Carol virou para o Brasil, Natália marcou em seguida, mas faltava concentração. A China passou a frente 8 a 6. Bom saque da Carol empatou 9 a 9. Ataque da Adenízia fez o Brasil figurar à frente, mas não conseguiu administrar a vantagem. Viram as chinesas abrirem, Tandara no ataque e Natália encostaram 23 a 22. Mas a China fecha a parcial em 25 a 22.

Brasil estava melhor no ataque e as chinesas no bloqueio. A Seleção falou muito e não teve concentração no primeiro set, que só piorou no segundo. Ting Zhu liderava a China que abriu 6 a 0 logo de cara. O Brasil diminuiu a desvantagem para cinco pontos, buscava mais confiança no set e chegou a aumentar a agressividade do bloqueio, mas a China mantinha 13 a 9. Três pontos consecutivos fizeram o Brasil chegar mais perto, mas se perdeu no passe e viu as chinesas fecharem 25 a 17.

“Eu acho que infelizmente o nosso passe não foi legal hoje. As nossas centrais jogaram muito pouco. Não estávamos subindo na defesa. Não tivemos lucidez, quando o passe tivesse ruim”, disse Suelen, ao SporTV.

Faltava tranquilidade e o terceiro set foi um pouco mais parelho. O Brasil fez quatro pontos seguidos e chegou a figurar na frente 6 a 5. No saque a China voltou a frente e abriu cinco de vantagem. A Seleção reagiu, diminuiu para um a diferença, no bloqueio conseguiu encostar 21 a 20. Roberta e Tandara fizeram o Brasil passar a frente, chegou a ter o set point mais de uma vez, mas a China encostou. Na desatenção brasileira, melhor para as chinesas 29 a 27.

“Acho que faltou paciência. Nosso ataque teve a paciência de fazer o jogo, tiveram erros demais na partida. Não pode errar, elas crescem no jogo. Amanhã, é outra partida difícil. É decidida em detalhes”, falou Adenízia.

Brasil e China formam ao lado da Holanda, o grupo J. Já a chave K é composta por Sérvia, Estados Unidos e Itália. As equipes se enfrentarão dentro dos seus respectivos grupos e as duas melhores em cada passarão às semifinais. A equipe do treinador José Roberto Guimarães é a atual campeã e luta pelo 12º título da competição.

O Brasil terminou a fase de classificação em terceiro lugar, com 18 pontos (seis vitórias e três derrotas). A China, país sede da Fase Final, ficou na sétima colocação, com 13 pontos (cinco resultados positivos e quatro negativos).

“Primeiro a gente não sacou muito bem. A gente não conseguiu executar. Sabíamos que a Zhu faria muitos pontos. Faltou paciência e defesa, que não funcionou o jogo inteiro. Teve uma hora que a gente perdeu um pouco a lucidez e prejudicou a gente nesse jogo. Agora é final de campeonato. A gente sabe que a Holanda vem completamente diferente, vai ser um jogo muito difícil. Amanhã será a primeira final,” conclui Natália.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei