Siga o OTD

Vôlei

Penúltimo dia de Superliga: Cruzeiro bate Taubaté e cola na ponta

Cruzeiro vence e fica a um ponto do líder Taubaté. Mais quatro jogos agitaram o sábado de Superliga

Taubaté x Cruzeiro - Superliga Masculina
(Foto: Renato Antunes/Maxx Sports Brasil)

No penúltimo dia da Superliga Masculina de vôlei em 2019, cinco jogos movimentaram o sábado. Destaque para o duelo entre os líderes Taubaté e Cruzeiro, com o time mineiro levando a melhor e colando na ponta da tabela.

O Minas e o Campinas também conseguiram boas vitórias, encerrando o ano com uma sequência positiva, assim como o Sesc RJ e o Vôlei Itapetininga, que subiram na tabela de classificação.

O último jogo da Superliga Masculina em 2019 acontece neste domingo. O Sesi-SP visita o Blumenau, às 20h (de Brasília), e precisa da vitória para terminar o ano na terceira colocação.

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA SUPERLIGA MASCULINA

Cruzeiro vence Taubaté e cola na liderança

No jogo mais esperado da rodada, o Cruzeiro foi ao Ginásio do Abaeté e superou o Taubaté no duelo entre os líderes da Superliga em sets diretos, com parciais de 25/18, 25/23 e 32/30.

O ponteiro Facundo Conte foi o jogador mais votado no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e, por isso, eleito o melhor da partida.

“Acho que o Mundial deu muita moral e confiança para o nosso time, especialmente nos momentos difíceis. Enfrentamos esses momentos e isso uniu muito o nosso time. Fico muito feliz pelo que estamos fazendo. Estamos acabando bem o ano, a temporada ainda é longa, mas sinto que estamos no caminho certo. Fico muito feliz por isso”, celebrou Facundo.

O Cruzeiro encerra o ano com importante vitória na briga pela ponta da tabela. A equipe mineira chega à oitava vitória em nove jogos e vai a 24 pontos, um a menos que o ainda líder Taubaté, que vai virar o ano como o melhor time da Superliga.

As equipes agora fazem uma pausa para o fim de ano e voltam a jogar apenas em 2020. No dia 8 de janeiro, o Cruzeiro recebe o Ponta Grossa e no mesmo dia, o Taubaté visita o Sesi-SP.

Minas vence Vôlei Ribeirão no tie-break

Abrindo os trabalhos na tarde deste sábado, o Minas visitou o Vôlei Ribeirão e teve dificuldade para definir o jogo. A equipe mineira abriu 2 sets a 0, mas deixou os adversários empatarem e levarem a partida para o tie-break. No quinto set, o time visitante se impôs e enfim decretou a vitória, com parciais de 25/23, 25/21, 21/25, 29/31 e 15/13.

“Foi um jogo difícil, abrimos 2 sets a 0, mas vacilamos. O time deles teve muito mérito e cresceu na partida. É uma equipe nova, mas com muita capacidade. Do nosso lado, acredito que estamos evoluindo desde o começo da temporada, espero que o próximo ano comece com mais vitórias”, pontuou Deivid, eleito o melhor em quadra.

Esta foi a segunda vitória consecutiva do Minas na Superliga, a quarta em nove jogos disputados até aqui, e com o resultado, a equipe encerra o ano com 12 pontos conquistados. O Ribeirão Preto, por sua vez, sofre a segunda derrota seguida, mas soma um ponto e vai a 10.

Agora, a Superliga terá uma pausa no calendário de jogos para as festividades de fim de ano. O Minas volta à quadra no dia 5, quando enfrenta o Cruzeiro, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), em rodada atrasada. Já o Vôlei Ribeirão estreia em 2020 no dia 8 e visita o Sesc RJ.

Campinas mantém boa fase

Na noite deste sábado, o Campinas foi a Minas Gerais encarar o América-MG em busca de encerrar o ano com mais um resultado positivo. E conseguiu. Mesmo fora de casa, a equipe de São Paulo venceu o duelo por 3 sets a 1 (25/23, 20/25, 25/22 e 25/21).

Com o resultado, o Campinas mantém a boa fase e chega ao sexto triunfo nos últimos sete jogos e fecha o ano com 19 pontos, se firmando no grupo dos cinco primeiro colocados. O América-MG, por sua vez, sofreu sua quinta derrota consecutiva, a nona nas últimas dez partidas, e fica na penúltima posição, com seis pontos.

No retorno da Superliga em janeiro, o Campinas volta à quadra no dia 8 para receber o Vôlei Itapetininga. E no mesmo dia, o América encara o clássico mineiro diante do Minas.

Sesc RJ se impõe fora de casa e sobe na tabela

Jogando em casa, no ginásio do Tijuca, o Sesc RJ teve certa dificuldade para superar o lanterna da Superliga Masculina, o Ponta Grossa Caramuru, mas se impôs diante de sua torcida e encerrou o ano de 2019 com vitória por 3 sets a 0 (25/23, 26/24 e 25/20).

Com o resultado, o Sesc RJ chega a sete vitórias em 10 jogos disputados. Assim, a equipe dorme na terceira colocação, mas espera o resultado do jogo do Sesi-SP contra o Blumenau neste domingo. Em caso de triunfo paulista, o time carioca encerra o ano no quarto posto da tabela. O Ponta Grossa Caramuru, por sua vez, fecha 2019 na última colocação da tabela com apenas uma vitória em 10 jogos.

“A gente provavelmente vai encerrar o primeiro turno na quarta colocação. Nós não estamos satisfeitos com isso, mas a gente está buscando esse ritmo de jogo e ele só virá com a sequência de boas atuações. A gente sabe que não está em nosso melhor momento, mas ele virá. As coisas vão acontecer porque a gente está buscando esse crescimento e trabalhando duro para isso”, avaliou o líbero Tiago Brendle, eleito o melhor da partida.

“A vitória é essencial, mas hoje a gente não conseguiu manter um padrão. Foi importante superar as adversidades, mas agora a gente descansa uns dias e volta a treinar depois do natal. Vai ser um período importante de treinos para a gente começar 2020 em alto nível”, completou o técnico Giovane Gávio.

O Sesc RJ volta a disputar a Superliga no dia 8 de janeiro contra o Ribeirão Preto, às 19h30 (de Brasília), também no ginásio do Tijuca Tênis Clube. No mesmo dia, o Ponta Grossa estreia em 2020, quando encara o Cruzeiro fora de casa.

Itapetininga engata sequência positiva e pula na tabela

No ginásio Ayrton Senna, em São Paulo, o Vôlei Itapetininga recebeu o Maringá na noite deste sábado e venceu o duelo por 3 sets a 0 (parciais de 25/23, 25/22 e 31/29).

O resultado foi muito importante para o Itapê, que chega à terceira vitória consecutiva, a quarta em 10 jogos, e pula para a sexta colocação da tabela de classificação, com 13 pontos, ultrapassando justamente o Maringá, que fica em oitavo com 11 pontos, tendo três vitórias e sete derrotas até aqui.

Ambos os times voltam à quadra no dia 8 de janeiro. O Itapetininga estreia no ano novo contra o Campinas fora de casa, enquanto o Maringá recebe o Blumenau.

Mais em Vôlei