Siga o OTD

Vôlei

Brasil pega Sérvia, EUA e Cuba na 1ª. fase do Mundial Sub-20

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou nesta sexta-feira (09.06) os grupos da primeira fase do Campeonato Mundial Sub-20 feminino, que acontece entre 14 e 23 de julho nas cidades mexicanas de Boca Del Río e Córdoba. A seleção brasileira da categoria, que possuí seis títulos, e é a atual vice-campeã, está no grupo C ao lado de Sérvia, Estados Unidos e Cuba.

O comandante do time verde e amarelo, Hairton Cabral, assumiu o cargo na temporada passada e na primeira competição à frente do selecionado nacional conseguiu o título sul-americano e, com isso, a classificação para o torneio no México. Agora, com os adversários da primeira fase definida, o treinador avalia o caminho brasileiro como difícil, mas mantém o otimismo.

“Sem dúvidas estamos em um grupo difícil. O time dos EUA é formado pela geração que conquistou a prata no último mundial Sub-18, em 2015, além de ser a atual campeã Pan-Americana da categoria. A Sérvia foi a quarta colocada no campeonato europeu. Cuba é uma equipe que tem muita força física, sempre tem um time aguerrido. Temos que pensar no desenvolvimento das nossas meninas, temos um mês e meio ainda de preparação. Vamos participar de um torneio na China antes, junto com as chinesas, as russas, a África do Sul e a Índia, uma competição dos BRICS. Temos no planejamento amistosos contra equipes da Superliga e novamente a seleção chinesa. Estamos confiantes”, disse Hairton.

A seleção feminina Sub-20 do Brasil tem um bom retrospecto em campeonatos mundiais nesta categoria. A equipe verde e amarela está desde 1999 sem sair do pódio. Na última edição, em 2015, em Porto Rico, o time brasileiro ficou com a prata, e já acumula 13 medalhas ao longo da história da competição (seis ouros, cinco pratas e dois bronzes). A última vez que as meninas do Brasil subiram ao lugar mais alto do pódio foi na Tailândia em 2007.

MUNDIAL SUB-20 FEMININO

Grupo A – México, Rússia, Egito e Bulgária

Grupo B – República Dominicana, Peru, China e Polônia

Grupo C – BRASIL, Sérvia, Cuba e EUA

Grupo D – Japão, Itália, Turquia e Argentina

 

HISTÓRICO DO BRASIL NO MUNDIAL SUB-20 FEMININO

13 MEDALHAS (6 ouros/5 pratas/2 bronzes)

1987 (Coreia do Sul) – Ouro

1989 (Peru) – Ouro

1991 (Tchecoslovaquia) – Prata

1995 (Tailândia) – Prata

1999 (Canadá) – Prata

2001 (Rep Dominicana) – Ouro

2003 (Tailândia) – Ouro

2005 (Turquia) – Ouro

2007 (Tailândia) – Ouro

2009 (México) – Bronze

2011 (Peru) – Prata

2013 (Rep Tcheca) – Bronze

2015 (Porto Rico) – Prata

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei