Siga o OTD

Vôlei

Na volta de Natália, Alemanha vence Brasil em cinco sets

Lippmann faz 29 pontos e comanda o seleção alemã na vitória por 3 sets a 2.

Divulgação FIVB

Na abertura da terceira semana da Liga das Nações feminina de vôlei, o Brasil teve pela frente a Alemanha, na noite desta terça-feira (04), nos Estados Unidos. Com 29 pontos de Lippmann, a seleção alemã conseguiu a vitória por 3 sets a 2.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

No começo da partida o volume de jogo brasileiro foi o diferencial. Conseguindo tocar na maioria das bolas, o Brasil aproveitou muito os contra-ataques, principalmente com Paula Borgo, e os erros da Alemanha para abrir 8 a 4 no placar. Na volta da parada técnica, a Seleção Brasileira seguiu mantendo o ritmo de jogo e em mais um contra-ataque colocou a diferença em cinco pontos, com 13 a 8, forçando o pedido de tempo.

Na continuação da parcial, o bloqueio do time brasileiro apareceu, com a central Bia, em três oportunidades, deixando o marcador em 16 a 9. Na reta final dos pontos, a seleção alemã cresceu no sistema defensivo, cortou a distância para apenas três pontos, com 19 a 16, fazendo com o que o lado brasileiro parasse o duelo. Na volta, apesar de alguns erros de ataque das meninas de José Roberto Guimarães, em um ataque de Gabi o set foi fechado em 25 a 21.

Na segunda parcial o jogo mudou. Conseguindo manter a consistência na virada de bola, a Alemanha manteve a igualdade nos pontos até a primeira parada técnica, com vantagem brasileira em 8 a 7. Na volta, a seleção alemã passou a errar alguns ataques em sequência, fazendo com que o Brasil ficasse em vantagem com 13 a 10 no marcador, fazendo com que a equipe européia pedisse tempo.

Na sequência, a equipe comandada por José Roberto Guimarães manteve o volume de jogo e sustentou a vantagem no placar. Na reta final dos pontos, as alemãs tiveram uma sequência de bons saques e em um erro de ataque de Natália chegou a passar a frente, com 22 a 21. Mesmo com a diferença no placar, Alemanha e Brasil passaram a trocar pontos na reta final do segundo set, passando a barreira dos 25 pontos e forçando o vai a dois. Neste momento, as duas seleções se alternaram, com o Brasil tendo quatro bolas para fechar, mas não conseguindo, e com as alemãs aproveitando a terceira chance que teve, com um bloqueio, fazendo 31 a 29.

No começo da terceira parcial, o Brasil foi superior. Conseguindo repetir o que fez no início do confronto, quando teve um volume de jogo superior, a equipe comandada por José Roberto Guimarães abriu 5 a 1 no marcador, fazendo com que as alemãs pedissem tempo. Na volta, a seleção européia começou a confirmar a virada de bola e chegou a encostar, com 6 a 5 no placar, mas em um erro de ataque alemão, a Seleção Brasileira chegou na primeira parada técnica com 8 a 5.

Na volta da, Alemanha e Brasil se alternaram, com cada uma das seleções conseguindo uma sequência de pontos, com as comandadas de José Roberto Guimarães chegando em vantagem na segunda parada técnica em 16 a 14. Na reta final do set, a Seleção Brasileira manteve a consistência na maioria dos fundamentos, dilatou mais ainda a vantagem no marcador e fechou em 25 a 21, fazendo 2 a 1 no jogo.

No quarto set, o Brasil manteve o ritmo. Com o sistema bloqueio e defesa conseguindo tocar na maioria das bolas, a equipe conseguiu contra-ataques e com Paula Borgo inspirada, abriu 5 a 1 no placar. Na continuação do jogo, as alemãs cresceram seu volume de jogo, tendo alguns bloqueios e aproveitando as chances que as brasileiras deram, chegando na primeira parada técnica perdendo somente por 8 a 7.

Na sequência do set, a Alemanha conseguiu crescer aos poucos, mantendo a virada de bola e complicando cada vez mais o jogo do Brasil, assumindo o placar na segunda parada técnica, com 16 a 15. Na reta final da parcial, a seleção alemã foi melhor na grande maioria dos fundamentos, abriu distância na hora da decisão e conseguiu vencer por 25 a 20, forçando o tie break.

Nele, o Brasil mais uma vez foi superior no começo. Assim como nas parciais anteriores, o volume de jogo brasileiro foi maior e, com isso, a vantagem no placar apareceu. Contudo, comandada por Lippmann e Orthmann, a Alemanha se manteve sempre próximo do marcador. Com isso, a definição do vencedor aconteceu somente na reta final da parcial, quando a seleção alemã aproveitou alguns erros de ataque para abrir vantagem no marcador e em um erro de saque de Amanda fechou em 15 a 13, fazendo 3 sets a 2.

Liga das Nações

Depois da etapa dos Estados Unidos, o time verde e amarelo viajará para o Japão. Entre os dias 11 e 13 de junho, a equipe do treinador José Roberto Guimarães estará em Tóquio e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia. A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ancara, na Turquia, e o Brasil medirá forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.

A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.

Mais em Vôlei