Siga o OTD

Vela

 

Lucas Fonseca e Bruno Lobo colocam o Brasil no top-6 do Mundial de Fórmula Kite

Lucas Fonseca, Semana de Hyères
Foto: Redes Sociais/Instagram/@lucas.fonseca_1

O dia de decisões do Campeonato Mundial de Fórmula Kite consagrou uma campanha memorável para a vela brasileira. Após garantirem presença entre os dez melhores da competição, os velejadores do país confirmaram o excelente momento em Portugal na manhã deste sábado (16), encerrando a participação com ambos consolidados no top-6. Lucas Fonseca alcançou a grande final e terminou na quarta colocação geral, enquanto Bruno Lobo concluiu o torneio em sexto lugar.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Feito histórico após mais de duas décadas

O desempenho obtido pela dupla em Portugal vai muito além dos excelentes resultados na classificação final. Esta foi a primeira vez em 21 anos que o Brasil conseguiu colocar dois representantes dentro do grupo dos dez melhores em um Campeonato Mundial de uma classe olímpica vigente. A última vez que a vela brasileira havia registrado o feito foi no Mundial da classe Star, que contou com Torben Grael, Marcelo Ferreira, Robert Scheidt e Bruno Prada.

Lucas Fonseca chega até a final

Para alcançar a disputa direta por medalhas, Lucas Fonseca precisou superar uma intensa maratona de regatas neste sábado. Vindo da nona colocação geral obtida na flotilha de ouro, o campeão mundial juvenil abriu o dia disputando as quartas de final. Com grande velocidade, ele venceu a sua bateria eliminatória para avançar às semifinais na primeira colocação, acompanhado pelo chinês Haoran Zhang. 

Nas semifinais, os dois atletas brasileiros se encontraram na disputa. Lucas Fonseca manteve o ritmo e cruzou a linha de chegada na segunda posição, garantindo uma das duas vagas disponíveis para a grande decisão. Como apenas os dois melhores avançavam, Bruno Lobo acabou de fora da bateria final, encerrando sua participação no Mundial na sexta colocação geral.

Na regata de definição do pódio, Lucas Fonseca esteve ao lado do austríaco Valentin Bontus, do suíço Gian Stagiotti e do favorito Maximilian Maeder, de Cingapura. O velejador brasileiro fez uma apresentação competitiva e cruzou a linha de chegada na terceira posição. No entanto, Fonseca sofreu uma penalização que acabou lhe tirando a medalha de bronze, finalizando o campeonato em quarto lugar.

Jornalista em formação apaixonado por esportes. Movido pela análise e pelas histórias por trás dos placares. Porto Alegre, RS

Mais em Vela