Siga o OTD

Vela

Mateus Isaac e Bruno Lobo garantem vaga olímpica no Mundial de Haia

Mateus Isaac encerra Campeonato Mundial fora das finais mas com vaga olímpica na IQFoil. Outra vaga antecipada veio com Bruno Lobo no Fórmula Kite

Mateus Isaac durante o Mundial de Vela
Mateus Isaac (Foto: @sailingenergy)

O Brasil conquistou suas primeiras vagas olímpicas para Paris 2024 na modalidade vela nesta sexta-feira (18). O paulista Mateus Isaac terminou o Mundial de Haia 2023 na 16ª colocação na classe IQFOIL. O resultado foi suficiente para o atleta atingir a classificação do país e consequentemente o índice estabelecido pela CBVela para os próximos Jogos. Já Bruno Lobo se garantiu na disputa de medalhas na Fórmula Kite e também conquistou a vaga olímpica.

+Brasil tem 47 atletas classificados para os Jogos Olímpicos

Nesta sexta-feira (18), as condições na raia de Scheveningen impediram a realização de regatas para as pranchas e as pontuações da véspera se mantiveram. Mateus Isaac não foi para a disputa das finais no IQFoil, mas saiu da Holanda com o dever cumprido.

O cronograma do IQFoil previa 19 regatas antes das finais, mas só foi possível 14. “Meu objetivo principal aqui era conquistar essa vaga e deu certo. Estou muito contente pelo resultado em Haia e espero evoluir ainda mais”, declarou dessa forma. Mateus Isaac. Ele tem o medalhista olímpico Bruno Prada como seu treinador.

Bruno Lobo em ação no Fórmula Kite
Bruno Lobo (Foto: @sailingenergy)

A outra vaga garantida é do maranhense Bruno Lobo da Fórmula Kite. O atleta está na flotilha ouro em nono lugar, o que lhe garante vaga nas finais na busca por medalha e também o índice olímpico. Bruno tem como técnico Juan Sienra, que é o gerente de esportes da CBVela. A classe Fórmula Kite, assim como as pranchas do IQFoil, estreiam nos Jogos Olímpicos em Paris 2024.

Próximas vagas

As próximas vagas serão conhecidas durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começam em outubro. Além disso, o Brasil não terá apenas essa chance para classificar o país nas classes IQFoil (feminino), Fórmula Lite (feminino), 49er, 49erfx, 470, ILCA 6, ILCA 7 e Nacra 17.

“Confirmar os primeiros classificados, justamente nas novas classes olímpicas para Paris 2024, é importante para a Equipe Brasileira de Vela. Nossa equipe é muito forte e está preparada para obter as outras vagas nos campeonatos que estão por vir nesta e na próxima temporada”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Podemos destacar a evolução do Mateus Isaac nas últimas temporadas, que está muito relacionada à comissão técnica da CBVela, com Torben Grael, Cláudio Bierkarck, Juan Sienra e Bruno Prada. Temos uma equipe multidisciplinar por trás dos nossos atletas”, completou.

Mais em Vela