Siga o OTD

Vela

YCSA sedia Copa da Juventude; Evento terá mais de 150 atletas

Copa da juventude começa no YCSA

O principal campeonato da vela de base do Brasil teve início neste domingo (29), no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP).

A Copa da Juventude fez sua cerimônia de abertura com mais de 150 atletas de até 18 anos.

As regatas começam pra valer na terça-feira (31) e terminam no próximo sábado (4).

Representantes da Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da tradicional competição.

As classes serão ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite.

”É o evento mais importante para a vela jovem brasileira, que reúne várias classes. Chegamos em 150 atletas de nove estados, um recorde! Sinal que a vela está crescendo no Brasil.”

”O YCSA tem o DNA da vela competitiva, faz parte da nossa missão. Nossos atletas sempre participam desse evento e quando possível, o clube sedia a competição”.

”A última foi em 2015 e agora estamos novamente”, disse Ronaldo Reimer, comodoro do YCSA.

A CBVela e o YCSA são parceiros na organização da Copa da Juventude.

O evento poderá indicar parte dos representantes para defender o país no Mundial da Juventude 2023, que será realizado em Búzios (RJ).

As provas internacionais serão de 8 a 16 de dezembro.

A Copa da Juventude terá, além das regatas na Represa do Guarapiranga, palestras, clínicas e consultorias com treinadores, profissionais do esporte e medalhistas olímpicos, como Alex Welter, primeiro a ganhar uma medalha de ouro na modalidade pelo Brasil em Moscou 1980. 

O evento abriu com o tradicional desfile das delegações dos estados e teve o hasteamento de todas as bandeiras das federações.

”O YCSA é um dos maiores formadores de atletas do Brasil e nos recebe tão bem novamente. A vela jovem é uma realidade e a CBVela apoia eventos e a formação deles. Esse é o nosso futuro, o futuro do nosso esporte”, contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. ‘

‘Nossa ideia é fazer uma grande competição em local de água abrigada, como na Represa do Guarapiranga. O YCSA é um clube ideal para formar novos velejadores”.

Entrevista com os organizadores — https://youtu.be/Fr9jDvJqGfA

Mais em Vela