Siga o OTD

Vela

Guilherme e Fernando vencem regata no Mundial da Juventude

Guilherme e Fernando Menezes vencem regata na 29er e sobem para 10º lugar no Mundial da Juventude

Mundial da Juventude de Vela
(Foto: World Sailing/Divulgação)

As disputas do Mundial da Juventude de Vela seguem a todo vapor em Haia, nos Países Baixos. Nesta segunda-feira (11), o destaque brasileiro ficou por conta de Guilherme Menezes e Fernando Menezes, que venceram uma regata na classe 29er masculina e subiram para a décima colocação na classificação geral. O Brasil ainda esteve representado em outra seis classes neste segundo dia de competições.

+ Brasil projeta melhor participação da história no Mundial de Atletismo

Guilherme Menezes e Fernando Menezes venceram uma regata, ficaram em sétimo em outra e terminou em 16º na última. Esta, porém, foi descartada. Com o desempenho, eles subiram para a décima colocação geral, tendo 44 pontos perdidos. A liderança é dos argentinos Maximo Videla/Tadeo Funes de Rioja com sete pontos perdidos – eles venceram três regatas e ficaram em segundo lugar em outras duas.

Entre as mulheres na 29er, Clara Meyer e Livia Valduga Nogueira caíram uma posição e agora aparecem em sétimo lugar, com 40 pontos perdidos. Elas não completaram a primeira regata (resultado descartado), ficaram em segundo na sequência e fecharam o dia com uma nona colocação. As francesas Lucie Gout/Fleur Babin lideram com 11 pontos perdidos.

Brasileiros permanecem estáveis

Alex Kuhl e Handrey Jesus também perderam uma posição na disputa 420 Open, após marcarem um sétimo e um oitavo lugar nas duas corridas do dia. Eles aparecem em sexto lugar com 18 pontos perdidos. Os israelenses Roi Levy/Ariel Gal lideram com seis pontos. No feminino, Joana Gonçalves e Luisa Madureira seguem em oitavo lugar, agora com 19 pontos perdidos, após um 6 e um 10 nesta segunda-feira.

Marcos Rodrigues se manteve estável após o início ruim na disputa da Formula Kite. Ele subiu para a 14ª colocação após ficar em 12º, 15º e em 13º nas regatas desta segunda-feira. O brasileiro soma 65 pontos perdidos, 57 atrás do italiano Riccardo Pianosi, que lidera com apenas seis perdidos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Erick Carpes deu um salto de seis posições e agora aparece na 12ª colocação da ILCA 6 masculina, com 22 pontos perdidos. Apenas uma regata foi disputada no dia e ele ficou em 13º lugar. O líder é Sebastian Kempe, que venceu duas das três corridas já disputadas até aqui. Julia Carreirão também ganhou uma posição na ILCA 6 feminina, indo para a 19ª colocação com 35 pontos perdidos, 33 a mais do que a líder, a irlandesa Eve McMahon.

O Mundial da Juventude de Vela segue em disputa até quinta-feira (14). Além dos que competiram nesta segunda-feira, o Brasil ainda tem representantes nas classes iQFoil masculina e feminina e na Nacra 15 mista, que não tiveram regatas realizadas no dia.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela