Siga o OTD

Vela

Kahena Kunze inspira com ouro olímpico nova geração da Vela

Não vai faltar inspiração para os 75 velejadores de oito estados que disputam a Copa da Juventude 2017 a partir desta terça-feira (5), no Cabanga Iate Clube (subsede Maria Farinha), em Recife. Os atletas inscritos na principal competição de Vela Jovem do calendário nacional tiveram nesta segunda-feira (4) a oportunidade de conhecer a campeã olímpica Kahena Kunze. E o estímulo não poderia ser maior: a velejadora levou a medalha de ouro da classe 49er FX que conquistou, ao lado de Martine Grael, nos Jogos Rio 2016.

“É gratificante e especial para mim. Depois dos Jogos Olímpicos, eu percebi que, além da medalha, a gente ganhou muitos fãs. Para mim é importante poder inspirar a garotada e estar aqui ajudando, da mesma forma como outros atletas me ajudaram”, afirmou Kahena.

A velejadora chegou a Recife diretamente de Portugal, onde ganhou com Martine a medalha de prata no Campeonato Mundial de 49er FX, no último sábado. Animada, deu conta de uma agenda cheia no Cabanga Iate Clube. Pela manhã, conversou e tirou fotos com meninos e meninas, e ajudou a preparar barcos para os treinos. À tarde, foi para a água acompanhar as atividades de uma clínica da classe 29er.

“É fundamental esse convívio de atletas olímpicos com os mais jovens, para compartilhar nossa experiência e ajudar no que for preciso. É nisso que temos que focar agora: ajudar as crianças a encontrar as classes em que elas têm o melhor biotipo para velejar e desenvolver uma boa base”, disse Kahena.

Outra grande atração no Cabanga foi a presença do espanhol Javier Torres, técnico de Martine e Kahena nos Jogos Rio 2016 e responsável pela preparação dos velejadores da Equipe Brasileira de Vela nas classes 49er e 49er FX. O treinador interagiu com os meninos e meninas que vão competir na Copa da Juventude e aproveitou para ressaltar quais são as principais qualidades para um atleta que sonha fazer uma campanha olímpica na vela.

“Para mim, é a vontade de trabalhar e querer melhorar. Sem dúvida. É a determinação para chegar a um objetivo. Se tem disciplina, melhor”, resumiu Javi Torres, que vai ministrar durante a Copa da Juventude um curso em Planejamento Esportivo para técnicos da Vela Jovem.

COPA DA JUVENTUDE COMEÇA NA TERÇA-FEIRA

A Copa da Juventude será realizada na Região Nordeste pela primeira vez e é organizada em conjunto pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, pela Federação Pernambucana de Vela e pela Confederação Brasileira de Vela, que tem patrocínio máster do Bradesco, patrocínio da Energisa para o projeto da Vela Jovem, e apoio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte.

O campeonato será o principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude em Sanya (China), em dezembro. As primeiras regatas estão marcadas para terça-feira, dia 5, com disputas previstas nas seguintes classes:

  • 29er (Masc. e Fem.);
  • 420 (Masc. e Fem.);
  • Laser Radial (Masc. e Fem.);
  • RS:X (Masc. e Fem.);
  • Hobie Cat 16 (Aberto).

A Copa da Juventude está em sua 24ª edição e é a principal competição do calendário de Vela Jovem do Brasil. Faz parte do projeto de desenvolvimento da modalidade idealizado pela CBVela com o objetivo de oferecer oportunidade para novos velejadores trilharem o caminho das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que, antes de conquistarem a medalha de ouro na classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, foram campeãs mundiais na categoria júnior, na classe 420, em 2009.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela