Siga o OTD

Vela

Scheidt e Isabel Swan são destaques da Copa Brasil de Vela

Medalhistas olímpicos participarão da competição, ele na Laser e ela na Nacra 17. A última participação de ambos havia sido na edição de 2017

A Copa Brasil de Vela 2018 terá a participação muito especial de dois velejadores medalhistas olímpicos. Robert Scheidt, com o maior número de pódios em Olimpíadas (cinco no total), vai disputar a competição na classe Laser. Esta foi justamente a classe na qual conquistou os dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004). E Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim-2008, vai competir na Nacra 17, ao lado de João Bulhões. As primeiras regatas serão na próxima terça-feira (20), a partir de 12h, na sede Oceânica Jurerê, do Iate Clube de Santa Catarina.

“Estou indo pelo prazer do esporte. Não quer dizer que eu tenha voltado definitivamente à classe ou tenha aspiração olímpica. Não estou pensando nisso. Quero ir para curtir a minha velejada. Lógico que quero ir bem, mas o intuito é voltar a velejar num grande evento e numa classe que me deu tanto prazer. E num lugar maravilhoso como Florianópolis”, afirmou Robert Scheidt, que disputou os Jogos Rio 2016 na Laser.

A última participação de Scheidt na Copa Brasil tinha sido em março de 2017, ainda pela classe 49er. Na semana passada, o velejador conquistou o título do Sul-Americano da classe Star, no Rio de Janeiro. No embalo dessa competição, decidiu participar da Copa Brasil na sequência.

Já Isabel Swan também não participava da Copa Brasil desde o começo de 2017. Após um período afastada do esporte, aos poucos retoma a carreira dentro d’água.

“Estou feliz de retornar. Estamos treinando há apenas dois meses, mas a gente vai batalhar e tentar colher bons frutos na raia”, disse Isabel, medalhista de bronze na classe 470 feminina em Pequim.

Isabel Swan também volta para a competição – Gustavo Roth/Agência Preview

Seletiva para a seleção brasileira

O campeonato serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela de 2019 e terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto), Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem. A competição terá as seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vela